Old Dragon | O Velho Dragão está de cara nova - Multiversos
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A edição aprimorada de Old Dragon chegou às mãos do Multiversos, e podemos garantir a vocês que está simplesmente incrível!

Para aqueles que ainda não se encontram habituados, Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro, da Red Box Editora, criado nos moldes dos antigos RPGs, chamados “old school”, daí o seu nome. Sem os combos mirabolantes que vemos atualmente, mas com um conjunto pequeno de regras básicas que o mestre vai complementando conforme a necessidade da mesa, além de ter o elemento de habilidade do próprio jogador: a ficha não é um conjunto de números de caráter restritivo, mas, um auxílio para o personagem. Cabe ao jogador interpretar o que está querendo fazer.

O livro é apenas um guia!

– Tio Chan para seu aprendiz, Tohru.

Extremamente colaborativo (as licenças Open Game Licence e Creative Commons garantem isso) e simples de usar, o sistema ganhou força depois de ter sido classificado como desnecessário por uma resenha infeliz. A resposta da editora foi, simplesmente, um mês de descontos que levou os RPGistas à loucura. Afinal, quem não curte um bom desconto?

E a edição nova é simplesmente incrível! A diagramação bem feita e evidenciando o texto, a arte muito bem trabalhada e a linguagem bem fácil prendem o leitor logo nas primeiras páginas. Então eu convido vocês a pegarem seus equipamentos, prepararem suas magias e verificarem suas perícias. Vamos viajar pelos domínios do velho dragão!

Os atributos utilizados são os seis clássicos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Mas suas jogadas são levemente diferentes que o que normalmente usamos. Em vez de testes de resistência, classe de armadura e testes de perícias, os atributos regem as jogadas de proteção, os bônus em talentos de ladrão, chance de ressurreição e idiomas adicionais, além de criaturas afetadas por sua influência. Além disso, indicam o valor máximo em uma jogada! Em vez das rolagens a que estamos acostumados, o valor do atributo define a classe de dificuldade do teste. O 20 natural é uma falha crítica!! E nas jogadas resistidas? Adicione o atributo inteiro em vez do bônus e seja feliz!! Os jogadores de Dungeons & Dragons e seus derivados talvez demorem um pouco para se acostumar, mas nada tão demorado.

*     *     *     *     *

Exemplificando: O clérigo Jozan, a maga Mialee e a ladina Lidda são vítimas de um ardil e o mestre determina que devem fazer testes de Sabedoria, resistido por um feiticeiro maligno. Jozan possui Sab 15 e rola um 14 no dado, por pouco não falhando no teste. Seu resultado final é 29. Mialee, com Sab 13, rola 16 no dado e falha imediatamente, pois o valor do dado ultrapassou seu atributo. Lidda rola 11 no dado, o valor exato que precisava, pois possui Sab 11, obtendo um resultado 22. O feiticeiro tem Sab 12 e rola 11 no dado, com resultado 23. Assim, Lidda (por muito pouco) e Mialee são afetadas por seu ardil, mas Jozan fica imune, já que sua fé se provou mais forte que os truques de seu inimigo!

P.S.: os nomes são pura coincidência, ou não.

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E falando em personagens, nós muitas vezes acabamos definindo um personagem com três características. É muito comum vermos suplementos para mestres com microfichas em que se define a raça, a classe e o alinhamento (tendência). Em Old Dragon, o sistema é levemente diferente, mas muitíssimo interessante e até nostálgico para aqueles que jogaram RPG logo no início.

São quatro raças disponíveis para jogadores, as mais clássicas dos RPG de mesa: humano, elfo, anão e halfling. Cada uma recebe +2 em um atributo e –2 em outro, com exceção dos versáteis humanos que, como é típico, podem escolher onde colocar essas alterações. As caixas de texto resumem bem os traços de cada raça, com ilustrações belíssimas de dois aventureiros de cada uma. E uma caixa de texto chama muito a atenção de quem lê.

Caixa de texto da página 22.

Muitos fizeram protestos a respeito, dizendo que os cenários estavam vendidos ao politicamente correto, que não havia necessidade disso e que os autores estavam usando artifícios apenas pelo dinheiro. Isso sem contar as opiniões homofóbicas e transfóbicas que, infelizmente ainda permeiam o meio nerd. Quero, no entanto, pedir que voltemos nossos olhos a uma questão simples: representatividade. Sem querer me aprofundar muito (pois já falei bastante disso AQUI), é importante que essas pessoas que fogem dos padrões de gênero e sexualidade se sintam representadas e um RPG mostrando o quanto isso é normal e que não afeta em nada um personagem, é extremamente importante. RPG é inclusivo, um lugar para se divertir e não importa quem você seja, você é tão normal quanto Luna Lovegood.

Clérigos podem afastar mortos-vivos com sua fé.

As classes de personagem são também quatro, assim como as raças: clérigo, homem (ou mulher) de armas, ladrão e mago. O grupo mais clássico de RPG. Cada uma possui uma série de especializações, concedendo habilidades conforme o nível e que lidam com o próprio conceito do personagem e sua interpretação.

O clérigo, o famoso sacerdote, possui duas habilidades básicas: suas magias divinas e sua capacidade de afastar mortos-vivos. O sistema lembra muito o antigo AD&D (afinal, é um RPG old school), com tabelas definindo o número de magias por dia e quantos mortos-vivos ele é capaz de afastar. Ele possui três especializações: o druida (dedicado a adorar a natureza em vez de uma deidade), o cultista (que adora a extraplanares do caos) e o caçador (dedicado a exterminar mortos-vivos). O Panteão para os clérigos é extremamente interessante, com referências às culturas egípcia e nórdica.

Todo grupo precisa de alguém capaz de fazer o inimigo sangrar.

O homem de armas, que também conta com armaduras e escudos, é totalmente voltado para o combate. No entanto, as especializações podem mudar isso: o paladino se dedica a erradicar o caos e a maldade e possui bônus contra inimigos e a favor de aliados, o guerreiro ganha bônus em ataque e dano com suas armas e o bárbaro usa a selvageria para aumentar seus status de batalha.

O ladrão, também conhecido por ladino, é o especialista do grupo. Sua principal habilidade são seus talentos de ladrão: arrombar portas, detectar armadilhas, escalar, furtividade, punga (que muitos conhecem como ladinagem), percepção e o famoso ataque furtivo. Todas usam uma espécie de porcentagem para determinar seu sucesso. Além das três especializações – o ranger que patrulha os ermos, o bardo falastrão e o letal assassino – o ladino pode organizar sua própria guilda a partir do 11° nível!

Ter um ladrão por perto é questão de sobrevivência!

Minha classe favorita, o mago, vem no caminho oposto ao do homem de armas. Avesso ao combate, é o principal conjurador do cenário e traz o componente erudito ao grupo. Além disso, é capaz de utilizar qualquer tipo de item mágico. Além de sua óbvia capacidade de conjurar magias, o mago em Old Dragon deve possuir um grimório, onde anota suas magias. Possui três especializações, dedicadas a três escolas de magia (para usar os termos mais conhecidos): o ilusionista, o necromante e o adivinhador.

Os magos costumam ser neutros.

Por fim, o alinhamento (que muitos chamam de tendência) é diferente do que aqueles que jogam Dungeons & Dragons e Tormenta estão acostumados. Em vez de dois eixos com várias combinações, aqui a briga é entre Ordem e Caos. Podendo ser ordeiros, neutros ou caóticos, deixam o eixo Bem-Mal numa espécie de zona cinzenta, em que o jogador e o mestre devem tomar cuidado com as ações. Muitas vezes, a Ordem que simboliza a honra pode simbolizar a tirania e o Caos regido pela liberdade também pode ser crueldade. A Neutralidade ignora a necessidade de seguir as leis da sociedade, embora sejam úteis, mas enquanto simboliza o pensamento livre de preconceitos ou compulsões, também pode sr a apatia e a indiferença. Algumas especializações (como o paladino e o necromante) exigem algum alinhamento específico e certos itens mágicos podem possuir alinhamentos.

Mísseis Mágicos é uma das minhas magias favoritas.

Quanto às magias, Old Dragon as divide em duas classes: arcana (do 1° ao 9° círculo) e divina (do 1° ao 7° círculo), conjurada por magos e clérigos. Um ladrão que se especialize como bardo também pode lançar magias arcanas. As magias presentes no manual são talvez as mais clássicas e mais conhecidas (como Curar Ferimentos, Bola de Fogo e Mísseis Mágicos), sem aquelas que raramente vemos, como Arrancar o Coração d’O Livro Completo do Arcano (D&D 3.5) ou Gêiser do Manual do Devoto (Tormenta RPG). Além disso, todas elas devem ser preparadas diariamente.

Em vez de pontos de magia (PM) ou mana, os conjuradores possuem slots de cada círculo de magia que são preenchidos de acordo com seu nível e modificador de atributo (Sabedoria para clérigos e Inteligência para magos).

O sistema de Old Dragon vem repleto de regras opcionais para mestres. Distribuídas ao longo de todo o manual em caixas de texto, essas regras ajudam o mestre a deixar o jogo mais com a cara do seu grupo. Inclusive, deixar o jogo no estilo do grupo é a principal função do mestre nesse sistema. A Seção do Mestre (o capítulo 9 do manual), deixa bem claro que, como se trata de um RPG old school, o mestre não precisa decorar todas as regras, mas inventá-las na hora e improvisar muito. É um treino de criatividade, nem todas as situações conseguem ser previstas e um bom mestre deve ter o jogo de cintura e a mente rápida para se adaptar a isso.

Cabe ao mestre, acima de tudo, abraçar o caos.

– trecho da página 130

Enquanto as regras preveem a base de qualquer aventura, o mestre deve guiar seus jogadores no decorrer da trama. Para desespero dos mestres, o manual afirma que o jogador pode fazer tudo o que passar pela sua cabeça. Ou seja, o mestre que se vire. E não falo isso como algo ruim, mas um teste que um verdadeiro narrador/juiz/mediador/deus-supremo-do-multiverso passa tranquilamente. Se com jogos amarrados a mil regras os jogadores conseguem fazer cair uma cidade voadora ou ter o objetivo de destruir um reino inteiro (e isso é uma referência aos meus estimados jogadores), é melhor que o mestre vá se adaptando conforme o tempo passa, não? E, óbvio, loucuras significam riscos e muitas vezes não vale à pena.

Mestrar uma aventura de RPG old school é ser mais criativo que advogado de regras. Aqui, as regras só vão até certo ponto. Isso vale para qualquer RPG, mas nos old school é ainda mais verdade. Afinal, ninguém suporta um advogado de regras por muito tempo, não é verdade? Ou, talvez, eu seja mais caótico do que imagino.

Advogado de regras a gente ataca com magia!

 O capítulo final de Old Dragon nos traz um bestiário com belíssimas ilustrações de cada monstro citado. E também três aspectos muitíssimo interessantes: moral, utilidades e sinergia. A moral mede o ânimo da criatura em permanecer em combate depois que o primeiro dos seus morre ou quando 50% de seu grupo tombar. Morais baixas indicam uma chance maior de rendição ou fuga. As utilidades apontam os vários usos que um monstro pode ter após ser derrotado, como uma couraça se transformando em armadura ou seus olhos como ingrediente de uma poderosa poção. Já a sinergia, e aqui eu parabenizo os autores por pensarem nisso, apresenta os monstros que podem ser utilizados em conjunto. Pode não ter nada a ver uma aparição agindo junto de um urso-coruja, mas um gnoll e um kobold trabalhando em conjunto não é incomum.

O manual termina com os apêndices. O primeiro, um belo resumo para criar um personagem em 10 passos, seguido de um glossário, um índice remissivo (por assunto/termo, em ordem alfabética) e um índice de magias.

 

 

Finalizo aqui com três elogios aos autores. Antes de mais nada, a arte deve ser elogiada. As cores e o traço muito bem feitos e o cuidado em expressar, nostalgicamente, o old school sem deixar de ser moderno é incrível! É realmente ver um manual antigo remasterizado. Em segundo lugar, deixo um elogio à diagramação. As informações ao longo das quase duzentas páginas não são simplesmente jogadas, mas, cuidadosamente colocadas, deixando um texto não apenas fácil de ler, mas prazeroso. E por último, meu elogio à Bia e sua elfa maga, a protagonista das caixas de texto laterais que ajudam a entender o sistema para os que o observam pela primeira vez.

Todas as artes usadas neste artigo foram retiradas, com autorização, do Old Dragon Edição Aprimorada, que você pode adquirir nas melhores livrarias ou diretamente na loja da RedBox Editora.

RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.8.1 (para PC e Celular)

Confira a nova atualização da FichaT20. A Versão 1.8.1 da Ficha de Personagem de Tormenta 20 é baseada na versão final do livro.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-Valkaria
Arte: Ricardo D. Sá

Sim, já temos novas atualizações da nossa Ficha de Personagem de Tormenta 20!

A eterna insatisfação da deusa líder do Panteão, Valkaria, é uma constante no nosso coração. Não satisfeitos com a ótima receptividade da versão 1.7 da FichaT20, nós resolvemos melhorar, ainda mais, o que já estava muito bom!

Não querendo ser pretensioso, mas já sendo, acreditamos que essa versão pode ser a definitiva (exceto por, talvez, lançarmos uma “versão b” com os campos adicionais que tanto agradaram a alguns). A versão anterior não teve nenhum feedback de erro, o que mostra que os problemas mais graves foram resolvidos, e nessa versão só implementamos o “novo sistema” para seleção do Mod. de Atributo para as Perícias e também a possibilidade de selecionar o Mod. de Atributo para a Defesa.

Se você está satisfeito com a versão anterior (versão 1.7), pode continuar a usar sem problemas, nenhum problema foi encontrado nesta versão. Se você quer mais liberdade para mudar os atributos que incidem nas perícias, ou mudar o mod. de atributo da sua defesa de Destreza para Carisma, por exemplo, a versão 1.8 resolverá os seus problemas definitivamente.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Novamente, procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar claras algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Limpar a Ficha

Agora a limpeza da ficha está no “Olho da Tormenta”. Ou seja, para apagar o seu personagem da existência é só invocar o Aharadak. Não precisa ter medo, esse campo não sai na impressão. O logotipo ficará normal, como vocês conhecem.

Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-cima

Confira os novos campos de Mod. de Atributo no campo das Perícias.

Perícias

Finalmente resolvemos o problema quanto à possibilidade de selecionar o Mod. de Atributo para incidir sobre as Perícias. Agora, se por algum motivo o seu personagem não usa um atributo padrão para uma determinada perícia, basta você selecionar qual atributo você quer usar.

Lembrando que o cálculo do valor final das perícias já leva em consideração toda a somatória dos campos 1/2 Nível, Mod. de Atributo, Treino, Outros e Penalidades de Armadura e Escudo. Além de que, perícias Somente Treinadas só terão valor total diferente de zero (0) se… forem treinadas (dããããã).

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Mod. de Atributo, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Agora, atendendo a pedidos, você pode selecionar qual modificador de atributo incide na sua Defesa. Por padrão o modificador selecionado é Destreza.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, ou por algum motivo não pode contar com o bônus do modificador de destreza na Defesa, basta você DESMARCAR o campo Mod. de Atributo. Assim, o bônus do modificador será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-baixo

Novo campo de seleção de Mod. de Atributo para a Defesa.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP


Tem sido um trabalho desafiador e extremamente gratificante trabalhar nas versões da FichaT20, e ela não estaria com a qualidade que está se não fossem os feedbacks de vocês, membros ativos da comunidade da Masmorra de Valkaria e do Dragões da Tormenta. E, claro, à parceria do grande Téo, o homem por trás dos scripts, que faz as minhas ideias virarem realidade.

Mais uma vez reforçamos o pedido que já fizemos antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Recebemos um feedback quanto a um erro que estava acontecendo com quem usava a FichaT20 em navegadores. Ao definir o valor do bônus da Armadura este zerava e não era contabilizado no valor total da Defesa. Achamos o problema e acreditamos ter resolvido. No mais a ficha continua a mesma.

Download Ficha T20 v. 1.8.1

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.7 (para PC e Celular)

Confira a nova atualização da FichaT20. A Versão 1.7 da Ficha de Personagem de Tormenta 20 é baseada na versão final do livro.

Rafa-el Lima

Publicado há

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Tormenta20-Ficha-de-Personagem-T20-v1.7-Livro-Final

A versão final do livro Tormenta20 chegou. A nova versão da FichaT20 também!

Enfim chegamos à versão final de Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora. A versão 1.1 já está disponível para os apoiadores do financiamento coletivo de Tormenta.

E, para não perder o costume, nós do Multiversos trazemos para vocês mais uma versão da nossa FichaT20. Nesta atualização, trazemos a ficha no belíssimo layout apresentado na versão final do livro.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Dessa vez, novamente procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar claras algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Limpar a Ficha

Agora a limpeza da ficha está no “Olho da Tormenta”. Ou seja, para apagar o seu personagem da existência é só invocar o Aharadak. Não precisa ter medo, esse campo não sai na impressão. O logotipo ficará normal, como vocês conhecem.

Nível

A nossa Ficha de Tormenta 20 calcula automaticamente o seu bônus de Treinamento em Perícias, de acordo com o seu nível. Portanto, é importante lembrar de sempre manter um valor entre 1 e 20 no campo nível. Por isso, agora a ficha de personagem está setada como nível 1 por padrão, para evitar de alguém esquecer de definir um nível e vir a dar um feedback por algo que não está errado.

Atributos e Modificadores

Ao definir seus valores de Atributo seus modificadores serão calculados automaticamente e lançados nas suas Perícias correspondentes.

O mesmo NÃO acontece com os modificadores de atributo que incidem nos seus PVs, PMs, Bônus de Ataque e Dano, e demais poderes/habilidades. Lembrem que esses modificadores precisam ser incluídos por vocês ao montarem suas fichas.

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Modificador de Destreza, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, ou por algum motivo não pode contar com o bônus do modificador de destreza na Defesa, basta você DESMARCAR o campo Mod. de Destreza. Assim, o bônus do modificador de destreza será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Tormenta20-Ficha-de-Personagem-T20-v1.7-Livro-Final-Mod.Destreza

Para desconsiderar o valor do Mod. de Destreza da sua Defesa, basta desmarcar a opção em destaque na imagem.

Os campos Defesa e Penalidade, que estão dentro da área de descrição Armadura & Escudo, precisam ser informados de forma POSITIVA (Ex.: Defesa 5. Penalidade 1, não -1). Os valores de Penalidade de Armadura são subtraídos automaticamente do valor total das Perícias que são afetadas pela penalidade.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Perícias

Deixamos essa informação por último para deixar claro algumas coisas:

  1. O cálculo das perícias é a parte mais “trabalhosa” ao se fazer a ficha de personagem no RPG, pois são vários pequenos cálculos que vão mudando, basicamente, a cada nível ou a cada dois níveis. Ou seja, é um eterno retrabalho a cada mudança de nível ou aumento de atributo. Não estamos dizendo que é difícil, apenas chato. Repetitivo. Por isso automatizamos o processo;
  2. Infelizmente, como nem tudo são flores, até a automatização aqui é complicada pois, em Tormenta 20, nem sempre as Perícias usam os Modificadores de Atributo padrão que estão definidos para elas. Por isso, deixamos os Modificadores de Atributo editáveis, para que, caso seja necessário, você possa substituir um bônus por outro. Infelizmente, como o Adobe Acrobat não é a melhor plataforma para se programar, ao executar um script qualquer na Ficha o valor do atributo original voltará ao seu lugar. Por exemplo:
    1. Você mudou o seu bônus de Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, pelo Modificador de Destreza. Ele vai ficar lá, tranquilo, de boas… Lindão. Até que você vai e marca o campo Armadura Pesada… Ao executar o script de Armadura Pesada o Adobe Reader vai fazer o bônus de Modificador de Atributo da sua perícia Atletismo voltar ao valor do Modificador de Força inicial.

Infelizmente, até o momento, não sabemos como resolver esse problema. AINDA!

Mas, para que você consiga usar a Ficha T20 da melhor forma possível, deixamos aqui uma dica/sugestão:

Faça toda a sua ficha — toda, completinha, TUDO — ANTES de fazer as mudanças em qualquer Modificador de Atributo em alguma perícia. Você faz a ficha toda e, por último, muda os bônus de atributo das perícias que preferir e salva. Com isso a ficha estará pronta como você quer mas, lembre-se, qualquer eventual script rolado vai trazer os valores dos modificadores de atributo originais de volta.

Lembrando mais uma coisinha sobre Perícias:

As perícias Somente Treinadas ficam com os valores finais zerados a menos que sejam selecionadas como treinadas. Ou seja, essas perícias só terão valores diferentes de zero caso tenham seus campos de seleção ‘Treino’, aquele quadradinho cinza do lado esquerdo do nome da perícia, marcados.

Algumas pequenas mudanças que fizemos nessa versão ficha foram:

  • Fizemos uma pequena mudança estética nos quadros de seleção de Mod. de Destreza. Acreditamos que ficou mais agradável o visual com essa mudança;
  • Corrigimos o problema que havia no campo das perícias em que, ao mudar o bônus de atributo de uma perícia, todos os bônus baseados no mesmo atributo mudavam. Por exemplo: Você mudou o seu bônus do Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, de 2 para 4 (para simular o efeito de ganhar, em Atletismo, o bônus do Modificador de Destreza). Com isso, de forma errada, TODAS as outras perícias baseadas em Força, que tinham o seu bônus de atributo de 2, eram mudadas para um bônus de 4. Agora esse erro não ocorre mais. Apenas a perícia mudada sofre a alteração, como sempre deveria ter sido.

Então, galera, mais uma vez, muitíssimo obrigado pelos feedbacks e palavras de apoio. O retorno e satisfação de vocês é o nosso combustível.

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EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Download Ficha T20 v. 1.7

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Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.6 (para PC e Celular)

FichaT20: Versão 1.6 da Ficha de Personagem de Tormenta 20, RPG da Jambô Editora, responsável pelo maior financiamento coletivo do Brasil.

Rafa-el Lima

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Sim! Já temos uma nova versão com correções da nossa FichaT20.

Estamos cada dia mais perto da versão final de Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora. Tal edição chegará com o lançamento da versão 1.1 — já em processo de correção e revisão, segundo o Guilherme Dei Svaldi — e, logo em seguida, teremos o início da confecção da versão física para os apoiadores do maior Financiamento Coletivo do Brasil.

Nós do Multiversos também sentimos que estamos cada vez mais próximos da versão final da nossa FichaT20 em PDF. Temos aqui para vocês mais uma versão com correções, buscando sempre tornar a versão básica da ficha de personagem de Tormenta 20 mais completa e simples e usar.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Dessa vez, procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar clara algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Nível

A nossa Ficha de Tormenta 20 calcula automaticamente o seu bônus de Treinamento em Perícias, de acordo com o seu nível. Portanto, é importante lembrar de sempre manter um valor entre 1 e 20 no campo nível senão, ao escolher uma perícia para treinar, o valor do treino será 0 (zero).

Atributos e Modificadores

Ao definir seus valores de Atributo seus modificadores serão calculados automaticamente e lançados nas suas Perícias correspondentes.

O mesmo NÃO acontece com os modificadores de atributo que incidem nos seus PVs, PMs, Bônus de Ataque e Dano, e demais poderes/habilidades. Lembrem que esses modificadores precisam ser incluídos por vocês ao montarem suas fichas.

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Modificador de Destreza, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, que faz com que ele perca o bônus do Modificador de Destreza na Defesa, basta você marcar o campo Armadura Pesada, do lado esquerdo da sua designação de Armadura. Assim, o bônus do Modificador de Destreza será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Os campos Defesa e Penalidade, que estão dentro da área de descrição Armadura & Escudo, precisam ser informados de forma POSITIVA (Ex.: Defesa 5. Penalidade 1, não -1). Os valores de Penalidade de Armadura são subtraídos automaticamente do valor total das Perícias que são afetadas pela penalidade.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Perícias

Deixamos essa informação por último para deixar claro algumas coisas:

  1. O cálculo das perícias é a parte mais “trabalhosa” ao se fazer a ficha de personagem no RPG, pois são vários pequenos cálculos que vão mudando, basicamente, a cada nível ou a cada dois níveis. Ou seja, é um eterno retrabalho a cada mudança de nível ou aumento de atributo. Não estamos dizendo que é difícil, apenas chato. Repetitivo. Por isso automatizamos o processo;
  2. Infelizmente, como nem tudo são flores, até a automatização aqui é complicada pois, em Tormenta 20, nem sempre as Perícias usam os Modificadores de Atributo padrão que estão definidos para elas. Por isso, deixamos os Modificadores de Atributo editáveis, para que, caso seja necessário, você possa substituir um bônus por outro. Infelizmente, como o Adobe Acrobat não é a melhor plataforma para se programar, ao executar um script qualquer na Ficha o valor do atributo original voltará ao seu lugar. Por exemplo:
    1. Você mudou o seu bônus de Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, pelo Modificador de Destreza. Ele vai ficar lá, tranquilo, de boas… Lindão. Até que você vai e marca o campo Armadura Pesada… Ao executar o script de Armadura Pesada o Adobe Reader vai fazer o bônus de Modificador de Atributo da sua perícia Atletismo voltar ao valor do Modificador de Força inicial.

Infelizmente, até o momento, não sabemos como resolver esse problema. AINDA!

Mas, para que você consiga usar a Ficha T20 da melhor forma possível, deixamos aqui uma dica/sugestão:

Faça toda a sua ficha — toda, completinha, TUDO — ANTES de fazer as mudanças em qualquer Modificador de Atributo em alguma perícia. Você faz a ficha toda e, por último, muda os bônus de atributo das perícias que preferir e salva. Com isso a ficha estará pronta como você quer mas, lembre-se, qualquer eventual script rolado vai trazer os valores dos modificadores de atributo originais de volta.

Lembrando mais uma coisinha sobre Perícias:

As perícias Somente Treinadas ficam com os valores finais zerados a menos que sejam selecionadas como treinadas. Ou seja, essas perícias só terão valores diferentes de zero caso tenham seus campos de seleção ‘Treino’, aquele quadradinho cinza do lado esquerdo do nome da perícia, marcados.

Algumas pequenas mudanças que fizemos nessa versão ficha foram:

  • Incluímos o campo CARGA, dentro da área Equipamento, conforme solicitado por muitos jogadores;
  • Fizemos uma pequena mudança estética nos quadros de seleção de Perícias e Armadura Pesada. Acreditamos que ficou mais agradável o visual com essa mudança;
  • Corrigimos o problema que havia no campo das perícias em que, ao mudar o bônus de atributo de uma perícia, todos os bônus baseados no mesmo atributo mudavam. Por exemplo: Você mudou o seu bônus do Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, de 2 para 4 (para simular o efeito de ganhar, em Atletismo, o bônus do Modificador de Destreza). Com isso, de forma errada, TODAS as outras perícias baseadas em Força, que tinham o seu bônus de atributo de 2, eram mudadas para um bônus de 4. Agora esse erro não ocorre mais. Apenas a perícia mudada sofre a alteração, como sempre deveria ter sido.

Versões ‘a’ e ‘b’

Como a versão 1.5 da FichaT20 trouxe duas versões da ficha, com cabeçalhos diferentes em cada uma, e que aparentemente agradou a muitos, a versão 1.6 também contará com as duas versões atualizadas.


Então, galera, mais uma vez, muitíssimo obrigado pelos feedbacks e palavras de apoio. O retorno e satisfação de vocês é o nosso combustível.

Mais uma vez reforço o pedido que já fiz antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Download Ficha T20 v. 1.6a

(versão com cabeçalho padrão)

Download Ficha T20 v. 1.6b

(versão com cabeçalho modificado)

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.5 (para PC e Celular)

Confira a nova versão 1.5 da FichaT20, ficha de personagem editável em PDF semi-automático para o RPG Tormenta 20. Para PC e Celular.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-Ficha-de-Personagem-v1.5

Mais uma versão da Ficha de Personagem para Tormenta 20 em PDF editável!

E o Multiversos segue na sua eterna busca pela ficha perfeita! (Hehehehe) E, depois dos feedbacks da versão 1.4 da nossa Ficha T20, nós trazemos a versão 1.5, com correções e melhorias.

Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora, está a caminho do lançamento da versão 1.1 (que será a sua versão Toguro a 200%) e, em seguida, o lançamento da versão física para os apoiadores do Financiamento Coletivo do novo livro básico.

Para você que ainda não está jogando o T20, não fique triste. Aqui você também encontra as fichas para Tormenta RPG e Império de Jade, ambas em Excel, para continuar jogando seus outros jogos antes da versão definitiva do Tormenta 20.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas da campanha
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Vamos, então, falar das mudanças da versão 1.5 da FichaT20:

1. Armadura Pesada

Com os feedbacks que recebemos foi possível constatar o erro quanto ao problema relacionado ao problema do uso de Armadura Pesada. Agora, ao lado da descrição da armadura, é possível que você selecione a opção de Armadura Pesada, com isso o bônus de destreza que seria somado ao valor da Defesa é zerado.

2. Modificadores de Habilidades das Perícias

Outro problema que nos foi relatado na versão anterior foi quanto a necessidade de, por vezes, mudar o valor de habilidade que é aplicado em determinada perícia. Por isso, a partir de agora, o Modificador de Atributo das perícias é editável. A automatização base está funcionando mas, caso você precise editar o valor, agora é possível (mas saiba que depois de editar a automatização não funcionará mais).

Ficha de Personagem Tormenta 20. Botão "Pesada" ao lado da descrição de Armadura e o Mod. de Atributo disponível para edição.

Botão “Pesada” ao lado da descrição de Armadura e o Mod. de Atributo disponível para edição.

Além destas alterações principais algumas outras pequenas alterações foram feitas: como a divisão do campo ‘Equipamentos‘ em duas colunas e o aumento da área útil do do campo ‘Habilidades & Magias‘.

Algumas coisinhas das versões anteriores permanecem, como: nenhum dos campos que iniciam com o valor 0 (zero), deve ficar sem valores. Então, se você apagou algum desses zeros e não pretende modificar o valor, por favor, deixe o valor de zero para evitar erros de cálculos. E, lembrem, os valores de Penalidade de Armadura devem ser informados positivos, sem qualquer adição de sinal.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Estas são, basicamente, as principais mudanças e a versão com essas alterações nós chamamos de v 1.5.a. E aí você nos pergunta: “Se existe uma versão ‘a’, existe uma versão ‘b’?”

E a resposta é: Sim, existe!

Ficha de Personagem Tormenta 20. Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.a.

Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.a.

O motivo é que, além dessas mudanças, nós — e alguns outros jogadores — sentimos falta de campos onde fosse possível especificar Divindade Patrona, Deslocamento e XP ganhos. Por isso, nós resolvemos fazer uma pequena inclusão na ficha mas, como é de se esperar, a inclusão dessas informações não agradou a todos os nossos playtesters (aliás, um muito obrigado a todos 😉 ). Então, pensando em agradar a todos, nós estamos disponibilizando as duas versões: v 1.5.a (versão padrão da Jambô) e v 1.5.b (versão com campos adicionais).

Ficha de Personagem Tormenta 20. Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.b, com campos adicionais.

Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.b, com campos adicionais.

Então, mais uma vez, nós pedimos que, caso vocês tenham feedbacks, por favor, falem conosco nas nossas rede sociais e nos informem os problemas.

EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Fiquem com as novas versões da FichaT20:

Download FichaT20 v 1.5.a (campos normais)

e

Download FichaT20 v 1.5.b (campos adicionais)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.4 (para PC e Celular)

Ficha de personagem para Tormenta20 em PDF editável para desktop e smartphones.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-FichaT20-v1.4

Nova versão da FichaT20 em PDF editável, já está entre nós!

Logo em seguida ao recente lançamento da versão 1.3 da FichaT20, trazemos para vocês a versão 1.4 com correções e implementações que, acreditamos, irão agradar a muitos (senão todos) os usuários.

Como sempre, nosso objetivo é trazer para o público de Tormenta, RPG da Jambô Editora, um facilitador na criação de personagens. Fizemos isso com Tormenta RPG, mantendo a FichaT, iniciada pela galera do blog Área de Tormenta, viva e sempre atual; com Império de Jade, adaptando a FichaT em uma versão própria para os aventureiros da ilha de Tamu-ra; e já estamos na quarta atualização da FichaT20, para Tormenta20, RPG que foi sucesso absoluto de arrecadação no Catarse.

Nesta nova versão da FichaT20, graças ao apoio e parceria do grande Tálison Teófilo, várias implementações interessantes foram feitas visando facilitar ainda mais o uso da ficha. Confira abaixo as mudanças:

1. Modificadores de Atributo

Agora os modificadores de atributo são calculados automaticamente. Um trabalho a menos quando você for estiver fazendo seus personagens.

2. Perícias: Somatório de 1/2 do Nível, Treinamento, perícia Pilotagem e Penalidades

O campo de 1/2 do Nível agora é preenchido automaticamente quando você define o nível do personagem.

O treinamento das perícias agora é definido marcando o campo de seleção ao lado do nome da perícia. Ao selecionar a perícia, clicando no quadradinho, automaticamente a ficha preencherá o campo Treino e somará este ao resultado final. E, claro, nós já automatizamos para que a ficha reconheça a mudança dos valores de acordo com o nível, então:

  • Do nível 1 ao 6, a ficha adicionará um bônus de +2 no campo de Treino da perícia que for escolhida como treinada;
  • Assim como no nível 7 ao 14, a ficha colocará um bônus de +4 no campo de Treino;
  • E do nível 15 ao 20, a ficha passará a considerar o bônus de +6 no campo de Treino.

Acabou o problema de errar o valor total das perícias por esquecer das mudanças que acontecem no decorrer dos níveis. 😉

Além disso, as perícias “Somente Treinadas” só terão valores totais calculados caso tenham escolhidas. Acreditamos que isso ajudará a lembrar que é impossível usar tais perícias a menos que estas sejam selecionadas.

Aproveitamos e também corrigimos a estrutura da ficha. Substituímos a perícia Navegação, baseada em Sabedoria, e colocamos no lugar Pilotagem, baseada em Destreza, de acordo com as regras do livro Tormenta 20, v. 0.9.

A Penalidade de Armadura e Escudo continuam sendo somadas automaticamente, mas não ficam mais visíveis ao lado das perícias onde se aplicam. E, diferente do que acontecia nas versões anteriores da FichaT20, agora vocês não precisam mais escrever as penalidade em valor negativo ( -1, -2…). Agora basta colocar o valor normal (1, 2, 3…) que a ficha vai fazer a subtração direto.

3. Limpar a Ficha

Por último, e não menos importante, no canto superior esquerdo da ficha incluímos um “botão” que faz um reset na ficha, para que não seja mais necessário limpar campo-a-campo caso você queira recomeçar um personagem. O botão não sairá na sua impressão, caso você venha a imprimir sua ficha.

Todas as mudanças anteriores, como a limpeza dos campos Habilidades & Magias e Equipamentos, permanecem.


Se você gostou das mudanças e tem gostado do nosso trabalho com a FichaT20, nós temos dois pedidos para vocês:

  1. Não esqueça de ir até as nossas redes sociais e curtir/seguir cada uma delas. Vocês não fazem ideia de como isso nos ajuda e nos dá noção do quanto o nosso trabalho está agradando;
  2. Nós estamos fazendo uma votação no nosso Twitter para decidirmos qual das Fichas Estilizadas nós devemos trazer em versão editável primeiro. Só tem mais um dia para votar. Vai lá, segue e vota:

EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Agora, sem mais delongas, fiquem com a nova versão da FichaT20:

Download FichaT20 v 1.4


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.3 (para PC e Celular)

Ficha de personagem em PDF editável para Tormenta20.

Rafa-el Lima

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Atendendo a pedidos, uma pequena mudança na nossa Ficha T20.

A versão 0.9 de Tormenta20, o maior RPG do Brasil, está entre nós. Mesmo que a sua ficha de personagens não tenha sofrido qualquer alteração, nós resolvemos atender uma solicitação específica do público e facilitar a interação com os campos de inclusão das “Habilidades & Magias” e “Equipamentos”.

Na nossa versão 1.2, que você pode conferir AQUI, os campos de “Habilidades & Magias” e “Equipamentos” contavam com vários quadros de preenchimento separados, conforme a ficha original lançada pela Jambô Editora. Veja abaixo:

Campos de"Habilidades & Magias" e "Equipamentos" na v 1.2 da FichaT20.

Na versão atual da FichaT20, v 1.3, os campos foram unificados em áreas maiores para, assim, permitir uma maior quantidade de informações, bem como permitir que a organização ocorra de acordo com a vontade do usuário. Confira abaixo:

Novos campos de"Habilidades & Magias" e "Equipamentos" na v 1.3 da FichaT20.

Agora nós temos ambas as versões disponíveis, e você pode escolher qual lhe agrada mais e usar.

Assim como na versão 1.2, a versão 1.3 tem certas peculiaridades no uso. Caso tenha alguma dúvida quanto ao preenchimento da FichaT20, confira este post.

EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Você pode baixar a versão 1.2 da FichaT20 AQUI, ou usar a versão 1.3 logo abaixo:

Download FichaT20 (v 1.3)

 

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF semi-automático (para PC e Celular)

Rafa-el Lima

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Tormenta20-FichaT20

O maior RPG do Brasil está chegando em breve com a sua nova versão e nós, que queremos sempre facilitar a vida de vocês, trazemos uma versão semi-automática da mais recente ficha de personagem do playtest de Tormenta20, em PDF.

Tormenta, como você deve saber, é o maior cenário de RPG já desenvolvido no Brasil. Fruto do trabalho conjunto de Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, JM Trevisan, Leonel Caldela e Guilherme Dei Svaldi, Tormenta bateu recordes de arrecadação com a sua campanha de financiamento coletivo no Catarse, arrecadando quase 2 milhões de reais para o lançamento da sua nova versão, o Tormenta 20.

Como parte das recompensas os jogadores são parte do corpo de playtesters do sistema. Com isso, e visando facilitar a vida dos jogadores, nós tornamos a ficha de personagem disponibilizada pela Jambô Editora em um arquivo editável e semi-automático, para ser preenchido mais facilmente pelos amantes do jogo.

EDIT.1:

Após pedidos, voltamos a mexer no arquivo para torná-lo editável no celular. A versão 1.1 que você encontrará abaixo é editável no PC e em dispositivos móveis.

EDIT.2:

Correção dos termos usados na ficha para o padrão final apresentado no livro Tormenta 20 (v. 0.7).

Antes de tudo, algumas observações importantes:

  1. Essa ficha foi feita em cima do PDF enviado pela Jambô Editora para os apoiadores da campanha do Tormenta20 no Catarse. Os créditos pela elaboração e design da ficha em si é todo deles. Nós apenas tornamos o arquivo editável e automatizado;
  2. Essa ficha foi feita para ser preenchida em aplicativos próprios para o uso de PDFs, como o Adobe Reader e Foxit Reader para desktops, e no Adobe Reader para Android (aplicativos estes onde a ficha foi testada). O preenchimento da ficha em browsers/navegadores faz com que a automatização não funcione. Portanto, antes de reclamar que “a ficha não está funcionando” experimente testá-la nestes aplicativos;
  3. A maior parte da ficha é para você preencher, claro, e geralmente essas áreas aparecem com uma cor azul na ficha (como no Exemplo 1 abaixo). As informações referentes aos modificadores de atributos (que aqui devem ser descritos sempre na área quadrada dos atributos, conforme o Exemplo 1 abaixo) já estão automatizados para serem somados às perícias, ou seja, quando você definir o valor do seu modificador de destreza, por exemplo, esse valor já será levado para as perícias que dependem da destreza e somados ao valor total da perícia;
  4. O valor de “metade do nível(1/2 do Nível) que deve ser informado nas perícias só precisa ser acrescentado uma única vez, na perícia Acrobacia, depois disso ele será replicado nas demais perícias;
  5. Os valores de Bônus e Penalidades referentes às Armaduras e Escudos estão também automatizados e são levados para os campos de CA e Perícias, respectivamente. Mas, vale uma ressalva: Os valores de Penalidades de Armadura devem ser informados de forma NEGATIVA (“-1”, por exemplo, nunca apenas 1 ou +1), conforme o Exemplo 2 abaixo;
  6. A partir da versão 1.1 da Ficha ela é editável no celular. Com isso, fique ciente que qualquer atualização que você fizer no arquivo ele é salvo no seu aparelho automaticamente sobrescrevendo o que havia antes. Portanto, se você gosta de manter um backup da evolução do personagem, saiba que é importante que, antes de fazer qualquer alteração, salve uma cópia da versão anterior do personagem.

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental


Exemplo 1

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 2

EDIT.: Versão 1.8 em PDF.

Então, agora com as informações básicas definidas, vamos ao que interessa:

Download Ficha T20 Editável v 1.2


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Games

RPG Delivery | Rede social para quem joga, ou quer jogar, RPG

Rafa-el Lima

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Então você é uma daquelas pessoas eternamente em busca de companheiros nos grupos de Facebook para jogar RPG? Diga adeus aos seus problemas!

A plataforma RPGdelivery.com está chegando ao mercado e vem com várias facilidades para os RPGistas brasileiros. Ela soluciona problemas como onde encontrar mestres, jogadores e mesas.

A proposta é bem simples: como numa rede social qualquer, você cria seu perfil de RPGista e coloca suas preferências de jogo. Daí então você decide: criar sua mesa, e divulgar o seu jogo, ou entrar em uma mesa já criada por outro usuário.

Na mesa, você pode clicar para “sentar” e organizar suas sessões, estabelecer data/hora quando a cria e definir onde se dará o jogo como, por exemplo, no discord, se for online, ou endereço físico, se for mesa presencial. As mesas presenciais do RPGdelivery são geolocalizadas e você pode encontrar mesas próximas a você a partir do endereço que preencheu no seu perfil.

Devido ao contexto atual de quarentena, devido à pandemia de covid-19, muitas mesas online estão sendo criadas e a própria plataforma já recomenda este modo de jogo neste momento.

A plataforma, por sua vez, não é uma mesa virtual onde o jogo ocorre. Diferente de plataformas como o Roll20, que se propõe a ser essa mesa virtual para jogos, a plataforma do RPGdelivery é um ponto de encontro para facilitar ao público do RPG criar suas mesas, conhecer pessoas novas, ou combinar de se encontrar com quem você já conhece e dar mais facilidade para o seu jogo acontecer.

Dentro da plataforma, antes de entrar em uma mesa, você encontra informações sobre o jogo em uma miniatura da mesa. As informações vão desde quem é o organizador(a) da mesa até o bairro/região, se for presencial, ou qual plataforma de jogo será utilizada, caso seja online. Você também pode visualizar, antes de entrar em uma mesa, se ela já tem mestre e o número de vagas que ela tem no momento.

Quando uma mesa fica completa, ela sai da página de Mesas Próximas, pois preencheu todas as vagas. Mas você pode encontrar suas mesas em Mesas Participadas ou Organizadas, se você a organizou/criou.

Uma mesa também pode ser pública, onde qualquer jogador pode entrar na página de mesas próximas a você, ou ser privada, a qual o acesso é permitido somente com o convite do organizador. Ao enviar um convite, este já chega ao seu destinatário automaticamente e, a partir daí, a pessoa pode ou não aceitar.

Visualização de grupos de jogo de diversos sistemas na plataforma.

Uma mesa também pode ter um co-organizador, alguém que, juntamente com o criador poderá editar as preferências da mesa. Basta que o criador da mesa clique em Editar Mesa e selecione um jogador que será seu ajudante na tarefa. Ao editar uma mesa você também pode colocar arquivos que ache necessário no Anexo, como fichas prontas e preencher o Journal com anotações da narrativa.

Quanto ao acesso e aos planos há 3 possibilidades:

O acesso Básico à plataforma, que permite a criação de mesas privadas e você pode participar de uma mesa por vez;

O acesso Premium, que vem com recursos extras e permite a criação de mesas públicas, que ficam expostas na página de entrada, facilitando a visualização e eventual formação do seu grupo de jogo. Com este acesso, você pode participar de várias mesas ao mesmo tempo, além de poder enviar quantos convites quiser.

O acesso Básico é para você que quer garantir uma mesa por mês com amigos e pessoas já conhecidas; já o acesso Premium expande a sua rede de jogadores no seu perfil, o que possibilita que você jogue várias mesas ao mesmo tempo com quem você quiser.

A plataforma possibilita 30 dias de uso Premium para você conhecer tudo antes de se decidir.

Além do acesso Básico e Premium existe o acesso Clubhost, que é recomendado para organizadores de eventos. Com ele, você cria várias mesas simultaneamente e convida várias pessoas para participar. Também ganha uma página própria e banner com identificação do evento organizado para gerenciar.

Visualização do seu grupo de jogo dentro do RPGdelivery.

Além da rede social, a plataforma também disponibiliza a possibilidade de encontrar mestres profissionais para suas mesas. Quem quiser trabalhar como mestre de RPG consegue criar mesas pagas e receber o pagamento dos jogadores através da plataforma. Ao final de uma sessão, os jogadores podem fazer depoimentos de como foi a sessão do jogo com os mestres que os atenderam. O pagamento é intermediado através do PayPal para garantir a segurança dos dados dos envolvidos.

Se você é mestre de jogo casual e quer se tornar um mestre melhor ou até um profissional da área, há uma área dentro da plataforma onde é possível encontrar cursos direcionados ao RPG. Vale lembrar que os cursos são um serviço à parte da plataforma e, como tal, tem seus valores à parte.

Tanto as mesas gratuitas como pagas possuem interfaces parecidas. Dentro da mesa, as cadeiras marrons são para os jogadores e a cadeira roxa é a que indica quem é o mestre daquela mesa. Os usuários podem clicar na cadeira que “desejam sentar” e em seguida no botão Tenho Interesse para comunicarem a todos da mesa que ele tem interesse na proposta de jogo.

Caso desista da mesa, você pode clicar no “X” próximo a sua foto para “levantar da mesa”. O RPGista pode clicar na foto dos outros jogadores para visitar os seus perfis e saber com quem ele irá jogar. Por isso, é importante preencher o perfil completamente para que as pessoas possam conhecer melhor seus companheiros de jogo.

Você também pode escrever comentários na mesa para acertar os detalhes de como será o jogo com o mestre. Quando estiver seguro que aquele jogo será de sua preferência, basta clicar em Confirmar Jogo, no botão verde da mesa. Com isso, você estará comunicando que se comprometeu com aquele jogo e estará presente para jogar nos dias e horários que aquela mesa está organizada.

Quando uma mesa é paga, basta clicar no botão Confirmar Jogo mais uma vez e irá aparecer Comprar Ingressos e o valor calculado, baseado em uma hora de jogo por jogador, tendo como base o valor estipulado por aquele mestre profissional ao criar seu perfil.

O pagamento é feito antes de a primeira sessão começar. Quando ele é realizado o jogador fica com status verde na bolinha que aparece na mesa. O jogador só consegue realizar sua compra depois que o mestre profissional se comprometeu com a mesa clicando em Confirmar o Jogo. Com isso, ele libera para os jogadores os depoimentos que eles poderão escrever após o término da partida. Mestres com bons depoimentos terão mais chances de serem recomendados por outros jogadores.

Por fim, o RPGdelivery é uma plataforma comprometida em facilitar a vida dos RPGistas, seja para que tipo de jogo for: público, privado, online, presencial, gratuito ou pago.

Para saber ainda mais sobre a plataforma, você pode assistir os vídeos no youtube e acompanhar os posts nas redes sociais do RPGdelivery (https://www.rpgdelivery.com).


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