Old Dragon | O Velho Dragão está de cara nova - Multiversos
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A edição aprimorada de Old Dragon chegou às mãos do Multiversos, e podemos garantir a vocês que está simplesmente incrível!

Para aqueles que ainda não se encontram habituados, Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro, da Red Box Editora, criado nos moldes dos antigos RPGs, chamados “old school”, daí o seu nome. Sem os combos mirabolantes que vemos atualmente, mas com um conjunto pequeno de regras básicas que o mestre vai complementando conforme a necessidade da mesa, além de ter o elemento de habilidade do próprio jogador: a ficha não é um conjunto de números de caráter restritivo, mas, um auxílio para o personagem. Cabe ao jogador interpretar o que está querendo fazer.

O livro é apenas um guia!

– Tio Chan para seu aprendiz, Tohru.

Extremamente colaborativo (as licenças Open Game Licence e Creative Commons garantem isso) e simples de usar, o sistema ganhou força depois de ter sido classificado como desnecessário por uma resenha infeliz. A resposta da editora foi, simplesmente, um mês de descontos que levou os RPGistas à loucura. Afinal, quem não curte um bom desconto?

E a edição nova é simplesmente incrível! A diagramação bem feita e evidenciando o texto, a arte muito bem trabalhada e a linguagem bem fácil prendem o leitor logo nas primeiras páginas. Então eu convido vocês a pegarem seus equipamentos, prepararem suas magias e verificarem suas perícias. Vamos viajar pelos domínios do velho dragão!

Os atributos utilizados são os seis clássicos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Mas suas jogadas são levemente diferentes que o que normalmente usamos. Em vez de testes de resistência, classe de armadura e testes de perícias, os atributos regem as jogadas de proteção, os bônus em talentos de ladrão, chance de ressurreição e idiomas adicionais, além de criaturas afetadas por sua influência. Além disso, indicam o valor máximo em uma jogada! Em vez das rolagens a que estamos acostumados, o valor do atributo define a classe de dificuldade do teste. O 20 natural é uma falha crítica!! E nas jogadas resistidas? Adicione o atributo inteiro em vez do bônus e seja feliz!! Os jogadores de Dungeons & Dragons e seus derivados talvez demorem um pouco para se acostumar, mas nada tão demorado.

*     *     *     *     *

Exemplificando: O clérigo Jozan, a maga Mialee e a ladina Lidda são vítimas de um ardil e o mestre determina que devem fazer testes de Sabedoria, resistido por um feiticeiro maligno. Jozan possui Sab 15 e rola um 14 no dado, por pouco não falhando no teste. Seu resultado final é 29. Mialee, com Sab 13, rola 16 no dado e falha imediatamente, pois o valor do dado ultrapassou seu atributo. Lidda rola 11 no dado, o valor exato que precisava, pois possui Sab 11, obtendo um resultado 22. O feiticeiro tem Sab 12 e rola 11 no dado, com resultado 23. Assim, Lidda (por muito pouco) e Mialee são afetadas por seu ardil, mas Jozan fica imune, já que sua fé se provou mais forte que os truques de seu inimigo!

P.S.: os nomes são pura coincidência, ou não.

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E falando em personagens, nós muitas vezes acabamos definindo um personagem com três características. É muito comum vermos suplementos para mestres com microfichas em que se define a raça, a classe e o alinhamento (tendência). Em Old Dragon, o sistema é levemente diferente, mas muitíssimo interessante e até nostálgico para aqueles que jogaram RPG logo no início.

São quatro raças disponíveis para jogadores, as mais clássicas dos RPG de mesa: humano, elfo, anão e halfling. Cada uma recebe +2 em um atributo e –2 em outro, com exceção dos versáteis humanos que, como é típico, podem escolher onde colocar essas alterações. As caixas de texto resumem bem os traços de cada raça, com ilustrações belíssimas de dois aventureiros de cada uma. E uma caixa de texto chama muito a atenção de quem lê.

Caixa de texto da página 22.

Muitos fizeram protestos a respeito, dizendo que os cenários estavam vendidos ao politicamente correto, que não havia necessidade disso e que os autores estavam usando artifícios apenas pelo dinheiro. Isso sem contar as opiniões homofóbicas e transfóbicas que, infelizmente ainda permeiam o meio nerd. Quero, no entanto, pedir que voltemos nossos olhos a uma questão simples: representatividade. Sem querer me aprofundar muito (pois já falei bastante disso AQUI), é importante que essas pessoas que fogem dos padrões de gênero e sexualidade se sintam representadas e um RPG mostrando o quanto isso é normal e que não afeta em nada um personagem, é extremamente importante. RPG é inclusivo, um lugar para se divertir e não importa quem você seja, você é tão normal quanto Luna Lovegood.

Clérigos podem afastar mortos-vivos com sua fé.

As classes de personagem são também quatro, assim como as raças: clérigo, homem (ou mulher) de armas, ladrão e mago. O grupo mais clássico de RPG. Cada uma possui uma série de especializações, concedendo habilidades conforme o nível e que lidam com o próprio conceito do personagem e sua interpretação.

O clérigo, o famoso sacerdote, possui duas habilidades básicas: suas magias divinas e sua capacidade de afastar mortos-vivos. O sistema lembra muito o antigo AD&D (afinal, é um RPG old school), com tabelas definindo o número de magias por dia e quantos mortos-vivos ele é capaz de afastar. Ele possui três especializações: o druida (dedicado a adorar a natureza em vez de uma deidade), o cultista (que adora a extraplanares do caos) e o caçador (dedicado a exterminar mortos-vivos). O Panteão para os clérigos é extremamente interessante, com referências às culturas egípcia e nórdica.

Todo grupo precisa de alguém capaz de fazer o inimigo sangrar.

O homem de armas, que também conta com armaduras e escudos, é totalmente voltado para o combate. No entanto, as especializações podem mudar isso: o paladino se dedica a erradicar o caos e a maldade e possui bônus contra inimigos e a favor de aliados, o guerreiro ganha bônus em ataque e dano com suas armas e o bárbaro usa a selvageria para aumentar seus status de batalha.

O ladrão, também conhecido por ladino, é o especialista do grupo. Sua principal habilidade são seus talentos de ladrão: arrombar portas, detectar armadilhas, escalar, furtividade, punga (que muitos conhecem como ladinagem), percepção e o famoso ataque furtivo. Todas usam uma espécie de porcentagem para determinar seu sucesso. Além das três especializações – o ranger que patrulha os ermos, o bardo falastrão e o letal assassino – o ladino pode organizar sua própria guilda a partir do 11° nível!

Ter um ladrão por perto é questão de sobrevivência!

Minha classe favorita, o mago, vem no caminho oposto ao do homem de armas. Avesso ao combate, é o principal conjurador do cenário e traz o componente erudito ao grupo. Além disso, é capaz de utilizar qualquer tipo de item mágico. Além de sua óbvia capacidade de conjurar magias, o mago em Old Dragon deve possuir um grimório, onde anota suas magias. Possui três especializações, dedicadas a três escolas de magia (para usar os termos mais conhecidos): o ilusionista, o necromante e o adivinhador.

Os magos costumam ser neutros.

Por fim, o alinhamento (que muitos chamam de tendência) é diferente do que aqueles que jogam Dungeons & Dragons e Tormenta estão acostumados. Em vez de dois eixos com várias combinações, aqui a briga é entre Ordem e Caos. Podendo ser ordeiros, neutros ou caóticos, deixam o eixo Bem-Mal numa espécie de zona cinzenta, em que o jogador e o mestre devem tomar cuidado com as ações. Muitas vezes, a Ordem que simboliza a honra pode simbolizar a tirania e o Caos regido pela liberdade também pode ser crueldade. A Neutralidade ignora a necessidade de seguir as leis da sociedade, embora sejam úteis, mas enquanto simboliza o pensamento livre de preconceitos ou compulsões, também pode sr a apatia e a indiferença. Algumas especializações (como o paladino e o necromante) exigem algum alinhamento específico e certos itens mágicos podem possuir alinhamentos.

Mísseis Mágicos é uma das minhas magias favoritas.

Quanto às magias, Old Dragon as divide em duas classes: arcana (do 1° ao 9° círculo) e divina (do 1° ao 7° círculo), conjurada por magos e clérigos. Um ladrão que se especialize como bardo também pode lançar magias arcanas. As magias presentes no manual são talvez as mais clássicas e mais conhecidas (como Curar Ferimentos, Bola de Fogo e Mísseis Mágicos), sem aquelas que raramente vemos, como Arrancar o Coração d’O Livro Completo do Arcano (D&D 3.5) ou Gêiser do Manual do Devoto (Tormenta RPG). Além disso, todas elas devem ser preparadas diariamente.

Em vez de pontos de magia (PM) ou mana, os conjuradores possuem slots de cada círculo de magia que são preenchidos de acordo com seu nível e modificador de atributo (Sabedoria para clérigos e Inteligência para magos).

O sistema de Old Dragon vem repleto de regras opcionais para mestres. Distribuídas ao longo de todo o manual em caixas de texto, essas regras ajudam o mestre a deixar o jogo mais com a cara do seu grupo. Inclusive, deixar o jogo no estilo do grupo é a principal função do mestre nesse sistema. A Seção do Mestre (o capítulo 9 do manual), deixa bem claro que, como se trata de um RPG old school, o mestre não precisa decorar todas as regras, mas inventá-las na hora e improvisar muito. É um treino de criatividade, nem todas as situações conseguem ser previstas e um bom mestre deve ter o jogo de cintura e a mente rápida para se adaptar a isso.

Cabe ao mestre, acima de tudo, abraçar o caos.

– trecho da página 130

Enquanto as regras preveem a base de qualquer aventura, o mestre deve guiar seus jogadores no decorrer da trama. Para desespero dos mestres, o manual afirma que o jogador pode fazer tudo o que passar pela sua cabeça. Ou seja, o mestre que se vire. E não falo isso como algo ruim, mas um teste que um verdadeiro narrador/juiz/mediador/deus-supremo-do-multiverso passa tranquilamente. Se com jogos amarrados a mil regras os jogadores conseguem fazer cair uma cidade voadora ou ter o objetivo de destruir um reino inteiro (e isso é uma referência aos meus estimados jogadores), é melhor que o mestre vá se adaptando conforme o tempo passa, não? E, óbvio, loucuras significam riscos e muitas vezes não vale à pena.

Mestrar uma aventura de RPG old school é ser mais criativo que advogado de regras. Aqui, as regras só vão até certo ponto. Isso vale para qualquer RPG, mas nos old school é ainda mais verdade. Afinal, ninguém suporta um advogado de regras por muito tempo, não é verdade? Ou, talvez, eu seja mais caótico do que imagino.

Advogado de regras a gente ataca com magia!

 O capítulo final de Old Dragon nos traz um bestiário com belíssimas ilustrações de cada monstro citado. E também três aspectos muitíssimo interessantes: moral, utilidades e sinergia. A moral mede o ânimo da criatura em permanecer em combate depois que o primeiro dos seus morre ou quando 50% de seu grupo tombar. Morais baixas indicam uma chance maior de rendição ou fuga. As utilidades apontam os vários usos que um monstro pode ter após ser derrotado, como uma couraça se transformando em armadura ou seus olhos como ingrediente de uma poderosa poção. Já a sinergia, e aqui eu parabenizo os autores por pensarem nisso, apresenta os monstros que podem ser utilizados em conjunto. Pode não ter nada a ver uma aparição agindo junto de um urso-coruja, mas um gnoll e um kobold trabalhando em conjunto não é incomum.

O manual termina com os apêndices. O primeiro, um belo resumo para criar um personagem em 10 passos, seguido de um glossário, um índice remissivo (por assunto/termo, em ordem alfabética) e um índice de magias.

 

 

Finalizo aqui com três elogios aos autores. Antes de mais nada, a arte deve ser elogiada. As cores e o traço muito bem feitos e o cuidado em expressar, nostalgicamente, o old school sem deixar de ser moderno é incrível! É realmente ver um manual antigo remasterizado. Em segundo lugar, deixo um elogio à diagramação. As informações ao longo das quase duzentas páginas não são simplesmente jogadas, mas, cuidadosamente colocadas, deixando um texto não apenas fácil de ler, mas prazeroso. E por último, meu elogio à Bia e sua elfa maga, a protagonista das caixas de texto laterais que ajudam a entender o sistema para os que o observam pela primeira vez.

Todas as artes usadas neste artigo foram retiradas, com autorização, do Old Dragon Edição Aprimorada, que você pode adquirir nas melhores livrarias ou diretamente na loja da RedBox Editora.

Filmes

Chris Pine estrelará o longa de Dungeons & Dragons

Chris Pine irá estrelar o novo filme de Dungeons & Dragons da Paramount, dos escritores Jonathan Goldstein e John Francis Daley.

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Chris Pine vai estrelar o próximo filme Dungeons & Dragons da Paramount e Hasbro.

O longa de adaptação do RPG de maior sucesso no mundo terá Pine no papel principal, é o que revelou o The Hollywood Reporter. O filme será dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, mais conhecidos por dirigir Game Night e escrever Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nenhum outro detalhe do enredo é conhecido no momento.

O mais antigo e popular RPG do mundo, que cativa jogadores há décadas, ganhará uma nova chance nas telonas depois que Dungeons & Dragons da New Line, de 2000, não conseguiu impressionar nem ao público nem aos críticos. Em 2015, a Warner Bros. garantiu os direitos do filme e anunciou uma mudança no sentido de adaptar o jogo, com Ansel Elgort (Baby Driver) sendo esperado para estrelar. O projeto acabou morrendo com a Paramount conquistando os direitos graças a um contrato de produção com a Hasbro.

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O novo filme será dirigido por Goldstein e Daley, que assumiram as funções de roteirista de Michael Gilio. Eles serão acompanhados pelo ex -produtor da Marvel Jeremy Latcham, que trocou o MCU pela eOne, braço de entretenimento de mídia da Hasbro. Latcham trabalhou anteriormente com os diretores como produtor em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele também produziu Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores: Era de Ultron para a Marvel Studios.

O nome de Pine cresceu consideravelmente ao longo dos anos, com trabalhos em filmes como a nova franquia Star Trek e a série Mulher-Maravilha da DC/Warner, bem como papéis mais dramáticos. Seu nome e familiaridade com os filmes de ação provavelmente o ajudaram a conseguir o papel que a Paramount e a Hasbro/eOne esperam que seja uma nova franquia épica. Pine estará em breve no cinema em Mulher-Maravilha em 1984.

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Dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons com Chris Pine está programado para lançamento em 27 de maio de 2022.

Fonte: CBR


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RPG

RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos

Elas são uma das, senão AS, maiores responsáveis pela difusão do RPG aos 4 cantos do Brasil. Elas mesmas, as Revistas de RPG!

Cleyton Souza

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No final dos anos 80, o Brasil começava a dar seus primeiros passos no mercado de RPG, quando apareceram nas livrarias as primeiras edições de alguns livros como, por exemplo, Dungeon and Dragons. Mas, só nos anos 90 foi que o mercado passou a olhar com bons olhos para esse hobby que amamos tanto. Foi aí que se deu o surgimento de vários materiais como: jogos de tabuleiros, livros-jogos e até sistemas nacionais começaram a ser publicados. Porém, quero dar um destaque em espacial a elas, as revistas! Isso mesmo: revistas.

Como tudo começou

As revistas tiveram um papel muito importante na difusão do cenário de RPG aqui no país pois, como o acesso a informações não era tão intenso nessa época, cabiam as revistas suprir essa carência do público.

Em suas páginas os leitores encontravam de tudo: aventuras prontas, cenários, personagens, contos, explicações sobre as regras, sistemas e até eventos eram marcados com a ideia de juntar jogadores. Desse período podemos citar algumas como: a revista Dragon publicada pela Editora Abril, sendo uma versão brasileira da Dragon Magazine Archive; a The Universe of RPG pela Editora Ediouro; a Saga pela Editora Escala; mas, a que mais se destacou foi a Dragão Brasil, na época ainda pela Editora Trama, com suas primeiras edições também se chamando Dragon e mudando o nome oficialmente apenas em sua terceira edição.

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A revista Dragão Brasil, foi ganhando destaque em suas publicações mensais e edições especiais, assim como em seus subprodutos, como a revista Só Aventuras. Quando a Dragão Brasil chegou em sua 50ª edição, junto dela, foi publicada uma edição especial: ‘Tormenta: Um Novo Mundo de Aventuras’. O sucesso foi tão grande que isso gerou várias outras edições especiais, bem como uma revista focada apenas nesse novo cenário (chamada, claro, Revista Tormenta), dando aos editores, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan, a alcunha de “Trio Tormenta”. Assim, a Dragão Brasil se tornava referência nacional em RPG, pois carregava junto ao seu nome, as revistas Só Aventuras, Tormenta e várias edições Dragão Brasil Especial, como a Defensores de Tóquio.

O fim de uma era

Com a chegada dos anos 2000, o boom da tecnologia e informação trouxeram grandes novidades, então, nos anos seguintes, sites, fóruns e chats que traziam a temática RPG passaram a existir.

A Dragão Brasil, que nesse momento era uma revista consolidada no segmento, passou a ter alguns problemas com a linha editorial que a revista tomou, o que fez com que muitos leitores começassem a buscar outras formas de ter acesso a esse tipo de conteúdo, fazendo com que as vendas caíssem.

Em 2005, o “Trio Tormenta” sai da Editora Talismã, novo nome da editora Trama, deixando a revista Dragão Brasil, após 111 edições. A revista, em seguida, vai parar nas mãos da equipe do site Rede RPG. Com isso o mercado de renova e nascem novas publicações: surge, então, a RPG Master, da Mythos Editora, encabeçada por Marcelo Cassaro. Mas a revista não dura muito tempo e, logo em seguida, seu editor acaba iniciando a Dragon Slayer, da Editora Mantícora, juntamente com seus outros dois amigos de Trio, JM Trevisan e Rogério Saladino, e com parte da equipe da recém extinta D20 Saga, uma revista de publicação bimestral de altíssima qualidade, focada exclusivamente no Sistema D20. A D20 Saga havia durado apenas 7 edições.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)
– Caverna do Dragão: Requiem | Roteiro original ganha excelente animação fanmade

Sem um direcionamento muito claro e agora com novos concorrentes, em 2008, a revista Dragão Brasil é cancelada após a edição 123, tendo seu público tomado pela Dragon Slayer, uma revista bimestral, inicialmente focada no sistema D20, que agora se tornava a única revista impressa dedicada ao RPG no país.

No anos seguintes, a Dragon Slayer passou a ser e publicada pela Editora Escala e produzida pela Jambô Editora, agora responsável por publicar os títulos de Tormenta e 3D&T, logo incorporando esses temas às edições da revista. Mas, como já dito antes, com o avanço da tecnologia e, principalmente, a facilidade de acesso à internet, em 2013, por questões de orçamento, a revista Dragon Slayer é cancelada. A partir daí o material passaria a ser publicado diretamente no site oficial da Jambô.

Com isso, você deve estar pensando: “E foi assim que as revistas de RPG chegaram ao fim?”, e eu respondo: “Não!”. Em 2016, a Jambô Editora anunciou a volta da revista Dragão Brasil em formato digital, através de financiamento coletivo recorrente.

A era digital

A nova Dragão Brasil renasce por aclamação do público, através do que deveria ser apenas uma brincadeira do seu futuro editor, JM Trevisan. Depois de um comentário de Marcelo Cassaro, quanto ao fato de a fonte utilizada no logotipo da série Stranger Things ser a mesma utilizada na logotipia da antiga Dragão Brasil, Trevisan faz uma brincadeira e monta a capa de uma suposta edição da DB sobre a série.

Apenas uma brincadeira para ele, mas não para o público.

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Seriam os poderes da Eleven os reais responsáveis pelo retorno da Dragão Brasil?

A capa gerou um burburinho, que acabou gerando a edição 112, digital e gratuita, de 11 páginas em preto e branco. O suficiente para fazer os saudosistas amantes da DB, sempre sedentos por conteúdo sobre RPG, incentivarem a editora a iniciar um financiamento coletivo para uma revista mensal.

A Dragão Brasil, agora em novo formato, passou a ser distribuída digitalmente com a proposta de trazer aos seus leitores tudo aquilo que nós já estávamos acostumados: materiais exclusivos, aventuras prontas, mapas, personagens, quadrinhos e muito mais. Resgatando mais de 20 anos de tradição para a cultura nacional de RPG.

Buscando justamente esse resgate às origens, os editores originais da DB ignoraram as 12 edições editadas pelas equipes seguintes e retomaram sua numeração a partir do número 112, como citado acima. A Dragão Brasil é, então, a primeira (na versão impressa) e a segunda (em sua versão digital) mais longeva publicação periódica de RPG no Brasil.

++Leia Mais:
– Relançamento de HeroQuest foi financiado com sucesso!
– Conan, o Bárbaro, pode ganhar série na Netflix

Mas, engana-se você se está pensando que a Dragão Brasil é a única publicação que aderiu a esse novo momento. Outras empresas como a Buró Brasil, antiga Redbox, e a New Order passaram a publicar seus materiais exclusivos também em revistas digitais. Todas podendo ser adquiridas via financiamento coletivo recorrente.

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A New Order Magazine, a revista da Editora New Order, começou a ser publicada em 2017 e já está em seu terceiro ano. Até a sua edição de número 23 a revista chamava-se de NOW (New Order Warriors) e possuía pouco mais de 50 páginas. Ali eram apresentados vários assuntos, desde conteúdos para a sua linha de produtos como: 13ª Era, Shadowrun, Pathfinder, e outros; bem como abordava assuntos mais amplos como “RPG E EDUCAÇÃO – Uma visão educacional da aplicação do RPG em atividades escolares”.

Agora, em suas edições mais recentes, a revista assumiu o nome NOM e conta com uma média de 80 páginas mensais, contendo notícias importantes do mercado de RPG, coberturas de eventos, novas regras, previews de produtos, expansão de cenários, entrevistas, contos e aventuras prontas para os principais jogos, da própria editora, ou não. Seus três primeiros exemplares estão disponíveis gratuitamente no site da editora AQUI.

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Já a Forbidden, produzida pela Buró Brasil, é a mais recente dentre as revistas digitais. Com apenas quatro edições lançadas, a revista tem seu foco um pouco mais voltado para o RPG Old School, seguindo a filosofia do RPG Old Dragon. Nela, você encontrará matérias com aventuras, encontros aleatórios, itens mágicos, novas especializações, guias e conselhos para mestres e jogadores, campanhas vivas, humor, entre outras coisas. A maioria das matérias terão maior foco na imaginação do que nas mecânicas, assim a Forbidden se mostra mais compatível com qualquer jogo de “Dungeon”.

Agora, o melhor está por vir!

Qual a vantagem de aderir algum desses financiamento coletivo para adquirir essas revistas?

Assim como todo material disponível nessa modalidade, você não terá acesso apenas às revistas em si, mas, sim, a uma série de “recompensas” como: descontos especiais para compra de produtos nas lojas/sites das editoras, mapas, artes exclusivas e, em alguns casos, quadrinhos. Em certos casos o valor pago na edição da revista já é “retornado para você” em desconto em uma compra junto à editora. Ou seja, é só vantagem!

Então, caso você queira conhecer algum, ou todos, esses projetos e incentivar as editoras, além de melhorar suas experiências de jogo com novos conteúdos, ou apenas estar por dentro das novidades do mercado de RPG, não deixa de conferir:

Apoia.se da Dragão Brasil

Catarse da Forbidden

Catarse da NOM

Até mais e boas aventuras!


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RPG

Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

O maior sucesso do RPG nacional, Tormenta 20, ganhou uma nova versão da sua Ficha de Personagem, com duas páginas. Fiquem com a FichaT20 v2.0!

Rafa-el Lima

Publicado há

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Tormenta20-Ficha-de-Personagem-PDF-Editável-Celular-PC-FichaT20-2.0-duas-páginas
Arte por Ricardo Mango © Jambô Editora

Depois da excelente recepção da versão 1.8 da nossa FichaT20, acreditávamos que nosso trabalho em prol de desenvolver uma ficha de personagem em PDF editável para Tormenta20 havia acabado. A versão da ficha estava, dentro dos limites de um PDF, claro, perfeita. Extremamente prática e funcional.

A comunidade estava satisfeita (exceto por aqueles que nos pediam a “versão b” da ficha). Nós estávamos satisfeitos.

A Jambô Editora, não.

A casa de Tormenta20, a maior editora de RPG do Brasil, decidiu lançar uma nova versão da ficha de personagem de Tormenta20, dessa vez com duas páginas. E, claro, nós não poderíamos deixar vocês, nossos amigos, na mão, não é mesmo?!

Então trazemos aqui para vocês a FichaT20 2.0!

Em linhas gerais, a maioria das coisas segue da mesma forma: O botão de Limpar a Ficha segue no Olho da Tormenta, alguns campos são auto preenchidos e tudo o mais. Todos os novos campos meramente descritivos, como Descrição, Habilidades e Anotações, simplesmente ganharam uma grande área para você escrever dentro, ou seja, apenas o necessário.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Mas, mais uma vez, para evitar feedbacks por falta de explicação, vamos deixar aqui alguns detalhes da ficha explicados:

Penalidade de Armadura, Experiência e Deslocamento

São campos novos incluídos para facilitar para o jogador encontrar essa informação.

O campo Penalidade de Armadura já está somando os valores da penalidade da Armadura e do Escudo. Não precisa se preocupar em preenche-lo, já fizemos isso por você.

Tormenta20-Ficha-de-Personagem-Editável-FichaT20-2.0-duas-páginas-Campos-Extras

Tamanho

O campo Tamanho está também automatizado. Você vai poder escolher as seis opções de tamanho disponíveis no jogo (minúsculo, pequeno, médio, grande, enorme e colossal) e, automaticamente, os campos vizinhos (bônus em Furtividade / bônus em Manobra) são preenchidos automaticamente.

O Bônus em Furtividade já está sendo somado/diminuído automaticamente da perícia Furtividade. Não precisa se preocupar com isso também, já nos preocupamos por você. 😉

Um alerta: sempre que selecionar um dos tamanhos da lista, tecle Enter para garantir a seleção (ou então clique fora do campo, em qualquer lugar sem nada na ficha, que serve como teclar o Enter).

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Equipamento

Agora temos mais espaço para você descrever tudo aquilo o que seu aventureiro carrega. A versão original da ficha conta com 16 espaços para você descrever seus equipamentos. A nossa versão só conta com 15, e vamos explicar o motivo.

Quando fazemos uma versão nova da nossa FichaT20, sempre pensamos em como deixar tudo mais fácil para você, usuário. Por isso, decidimos excluir um dos espaços e incluir uma observação, para que você não esqueça que carregar tralhas tem consequências 😛 . Como mostrado na imagem abaixo, o último espaço de equipamento da FichaT20 foi substituído por um aviso com as consequências do excesso de Carga.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTISSIMA: Nunca, JAMAIS, deixe qualquer um dos espaços de peso das cargas sem um valor numérico. Se você não deixar pelo menos um 0 (zero) a soma da sua Carga Total dará erro. Então, lembrem-se, se usarem o espaço e depois apagarem, coloquem um 0 (zero) ali.

E lembre-se de utilizar o padrão americano para descrever os pesos. Se algo pesa 1Kg e 100 gramas, descreva 1.1 (um ponto um) e não 1,1 (um vírgula um), pois o sistema de cálculos do PDF leva em consideração um padrão diferente do brasileiro.

Tormenta20-Ficha-de-Personagem-Editável-FichaT20-2.0-duas-páginas-Equipamentos

Magia

O quadro Magia tem duas áreas importantes para falarmos:

Deixamos a opção de você selecionar o atributo-chave da sua magia (“- Ain, mas Força, Destreza e Constituição não podem ser atributo chave de Magia…”. Ok, mas deixamos esses extras pensando no futuro. Vai que um dia passem a ser, né…). Ao selecionar o seu atributo-chave o modificador daquele atributo já aparece no campo seguinte e o cálculo do Teste de Resistência é feito. Tudo certinho.

Outra coisa é sobre a área de descrição das magias. Decidimos deixar apenas um grande bloco de texto pois dá mais liberdade ao usuário para utilizar o espaço da forma que achar melhor. Conforme o exemplo abaixo:

Tormenta20-Ficha-de-Personagem-Editável-FichaT20-2.0-duas-páginas-Magias-


Então galera, é isso. Mais uma versão da FichaT20, a nossa ficha de personagem para Tormenta20, está entregue a vocês. Nos deem os feedbacks que vamos vendo o que podemos fazer para melhorar.

Mais uma vez, e nunca é demais lembrar: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛  ). Contamos com vocês! 😉

Download FichaT20 2.0

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.8.1 (para PC e Celular)

Confira a nova atualização da FichaT20. A Versão 1.8.1 da Ficha de Personagem de Tormenta 20 é baseada na versão final do livro.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-Valkaria
Arte: Ricardo D. Sá

Sim, já temos novas atualizações da nossa Ficha de Personagem de Tormenta 20!

A eterna insatisfação da deusa líder do Panteão, Valkaria, é uma constante no nosso coração. Não satisfeitos com a ótima receptividade da versão 1.7 da FichaT20, nós resolvemos melhorar, ainda mais, o que já estava muito bom!

Não querendo ser pretensioso, mas já sendo, acreditamos que essa versão pode ser a definitiva (exceto por, talvez, lançarmos uma “versão b” com os campos adicionais que tanto agradaram a alguns). A versão anterior não teve nenhum feedback de erro, o que mostra que os problemas mais graves foram resolvidos, e nessa versão só implementamos o “novo sistema” para seleção do Mod. de Atributo para as Perícias e também a possibilidade de selecionar o Mod. de Atributo para a Defesa.

Se você está satisfeito com a versão anterior (versão 1.7), pode continuar a usar sem problemas, nenhum problema foi encontrado nesta versão. Se você quer mais liberdade para mudar os atributos que incidem nas perícias, ou mudar o mod. de atributo da sua defesa de Destreza para Carisma, por exemplo, a versão 1.8 resolverá os seus problemas definitivamente.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Novamente, procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar claras algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Limpar a Ficha

Agora a limpeza da ficha está no “Olho da Tormenta”. Ou seja, para apagar o seu personagem da existência é só invocar o Aharadak. Não precisa ter medo, esse campo não sai na impressão. O logotipo ficará normal, como vocês conhecem.

Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-cima

Confira os novos campos de Mod. de Atributo no campo das Perícias.

Perícias

Finalmente resolvemos o problema quanto à possibilidade de selecionar o Mod. de Atributo para incidir sobre as Perícias. Agora, se por algum motivo o seu personagem não usa um atributo padrão para uma determinada perícia, basta você selecionar qual atributo você quer usar.

Lembrando que o cálculo do valor final das perícias já leva em consideração toda a somatória dos campos 1/2 Nível, Mod. de Atributo, Treino, Outros e Penalidades de Armadura e Escudo. Além de que, perícias Somente Treinadas só terão valor total diferente de zero (0) se… forem treinadas (dããããã).

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Mod. de Atributo, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Agora, atendendo a pedidos, você pode selecionar qual modificador de atributo incide na sua Defesa. Por padrão o modificador selecionado é Destreza.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, ou por algum motivo não pode contar com o bônus do modificador de destreza na Defesa, basta você DESMARCAR o campo Mod. de Atributo. Assim, o bônus do modificador será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Tormenta20-Ficha-Personagem-FichaT20-v1.8-baixo

Novo campo de seleção de Mod. de Atributo para a Defesa.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP


Tem sido um trabalho desafiador e extremamente gratificante trabalhar nas versões da FichaT20, e ela não estaria com a qualidade que está se não fossem os feedbacks de vocês, membros ativos da comunidade da Masmorra de Valkaria e do Dragões da Tormenta. E, claro, à parceria do grande Téo, o homem por trás dos scripts, que faz as minhas ideias virarem realidade.

Mais uma vez reforçamos o pedido que já fizemos antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Recebemos um feedback quanto a um erro que estava acontecendo com quem usava a FichaT20 em navegadores. Ao definir o valor do bônus da Armadura este zerava e não era contabilizado no valor total da Defesa. Achamos o problema e acreditamos ter resolvido. No mais a ficha continua a mesma.

EDIT.2: Versão 2.0 em PDF editável.

Download Ficha T20 v. 1.8.1

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.7 (para PC e Celular)

Confira a nova atualização da FichaT20. A Versão 1.7 da Ficha de Personagem de Tormenta 20 é baseada na versão final do livro.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-Ficha-de-Personagem-T20-v1.7-Livro-Final

A versão final do livro Tormenta20 chegou. A nova versão da FichaT20 também!

Enfim chegamos à versão final de Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora. A versão 1.1 já está disponível para os apoiadores do financiamento coletivo de Tormenta.

E, para não perder o costume, nós do Multiversos trazemos para vocês mais uma versão da nossa FichaT20. Nesta atualização, trazemos a ficha no belíssimo layout apresentado na versão final do livro.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Dessa vez, novamente procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar claras algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Limpar a Ficha

Agora a limpeza da ficha está no “Olho da Tormenta”. Ou seja, para apagar o seu personagem da existência é só invocar o Aharadak. Não precisa ter medo, esse campo não sai na impressão. O logotipo ficará normal, como vocês conhecem.

Nível

A nossa Ficha de Tormenta 20 calcula automaticamente o seu bônus de Treinamento em Perícias, de acordo com o seu nível. Portanto, é importante lembrar de sempre manter um valor entre 1 e 20 no campo nível. Por isso, agora a ficha de personagem está setada como nível 1 por padrão, para evitar de alguém esquecer de definir um nível e vir a dar um feedback por algo que não está errado.

Atributos e Modificadores

Ao definir seus valores de Atributo seus modificadores serão calculados automaticamente e lançados nas suas Perícias correspondentes.

O mesmo NÃO acontece com os modificadores de atributo que incidem nos seus PVs, PMs, Bônus de Ataque e Dano, e demais poderes/habilidades. Lembrem que esses modificadores precisam ser incluídos por vocês ao montarem suas fichas.

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Modificador de Destreza, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, ou por algum motivo não pode contar com o bônus do modificador de destreza na Defesa, basta você DESMARCAR o campo Mod. de Destreza. Assim, o bônus do modificador de destreza será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Tormenta20-Ficha-de-Personagem-T20-v1.7-Livro-Final-Mod.Destreza

Para desconsiderar o valor do Mod. de Destreza da sua Defesa, basta desmarcar a opção em destaque na imagem.

Os campos Defesa e Penalidade, que estão dentro da área de descrição Armadura & Escudo, precisam ser informados de forma POSITIVA (Ex.: Defesa 5. Penalidade 1, não -1). Os valores de Penalidade de Armadura são subtraídos automaticamente do valor total das Perícias que são afetadas pela penalidade.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Perícias

Deixamos essa informação por último para deixar claro algumas coisas:

  1. O cálculo das perícias é a parte mais “trabalhosa” ao se fazer a ficha de personagem no RPG, pois são vários pequenos cálculos que vão mudando, basicamente, a cada nível ou a cada dois níveis. Ou seja, é um eterno retrabalho a cada mudança de nível ou aumento de atributo. Não estamos dizendo que é difícil, apenas chato. Repetitivo. Por isso automatizamos o processo;
  2. Infelizmente, como nem tudo são flores, até a automatização aqui é complicada pois, em Tormenta 20, nem sempre as Perícias usam os Modificadores de Atributo padrão que estão definidos para elas. Por isso, deixamos os Modificadores de Atributo editáveis, para que, caso seja necessário, você possa substituir um bônus por outro. Infelizmente, como o Adobe Acrobat não é a melhor plataforma para se programar, ao executar um script qualquer na Ficha o valor do atributo original voltará ao seu lugar. Por exemplo:
    1. Você mudou o seu bônus de Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, pelo Modificador de Destreza. Ele vai ficar lá, tranquilo, de boas… Lindão. Até que você vai e marca o campo Armadura Pesada… Ao executar o script de Armadura Pesada o Adobe Reader vai fazer o bônus de Modificador de Atributo da sua perícia Atletismo voltar ao valor do Modificador de Força inicial.

Infelizmente, até o momento, não sabemos como resolver esse problema. AINDA!

Mas, para que você consiga usar a Ficha T20 da melhor forma possível, deixamos aqui uma dica/sugestão:

Faça toda a sua ficha — toda, completinha, TUDO — ANTES de fazer as mudanças em qualquer Modificador de Atributo em alguma perícia. Você faz a ficha toda e, por último, muda os bônus de atributo das perícias que preferir e salva. Com isso a ficha estará pronta como você quer mas, lembre-se, qualquer eventual script rolado vai trazer os valores dos modificadores de atributo originais de volta.

Lembrando mais uma coisinha sobre Perícias:

As perícias Somente Treinadas ficam com os valores finais zerados a menos que sejam selecionadas como treinadas. Ou seja, essas perícias só terão valores diferentes de zero caso tenham seus campos de seleção ‘Treino’, aquele quadradinho cinza do lado esquerdo do nome da perícia, marcados.

Algumas pequenas mudanças que fizemos nessa versão ficha foram:

  • Fizemos uma pequena mudança estética nos quadros de seleção de Mod. de Destreza. Acreditamos que ficou mais agradável o visual com essa mudança;
  • Corrigimos o problema que havia no campo das perícias em que, ao mudar o bônus de atributo de uma perícia, todos os bônus baseados no mesmo atributo mudavam. Por exemplo: Você mudou o seu bônus do Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, de 2 para 4 (para simular o efeito de ganhar, em Atletismo, o bônus do Modificador de Destreza). Com isso, de forma errada, TODAS as outras perícias baseadas em Força, que tinham o seu bônus de atributo de 2, eram mudadas para um bônus de 4. Agora esse erro não ocorre mais. Apenas a perícia mudada sofre a alteração, como sempre deveria ter sido.

Então, galera, mais uma vez, muitíssimo obrigado pelos feedbacks e palavras de apoio. O retorno e satisfação de vocês é o nosso combustível.

Mais uma vez reforçamos o pedido que já fizemos antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Versão 2.0 em PDF.

Download Ficha T20 v. 1.7

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.6 (para PC e Celular)

FichaT20: Versão 1.6 da Ficha de Personagem de Tormenta 20, RPG da Jambô Editora, responsável pelo maior financiamento coletivo do Brasil.

Rafa-el Lima

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Sim! Já temos uma nova versão com correções da nossa FichaT20.

Estamos cada dia mais perto da versão final de Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora. Tal edição chegará com o lançamento da versão 1.1 — já em processo de correção e revisão, segundo o Guilherme Dei Svaldi — e, logo em seguida, teremos o início da confecção da versão física para os apoiadores do maior Financiamento Coletivo do Brasil.

Nós do Multiversos também sentimos que estamos cada vez mais próximos da versão final da nossa FichaT20 em PDF. Temos aqui para vocês mais uma versão com correções, buscando sempre tornar a versão básica da ficha de personagem de Tormenta 20 mais completa e simples e usar.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Dessa vez, procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar clara algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Nível

A nossa Ficha de Tormenta 20 calcula automaticamente o seu bônus de Treinamento em Perícias, de acordo com o seu nível. Portanto, é importante lembrar de sempre manter um valor entre 1 e 20 no campo nível senão, ao escolher uma perícia para treinar, o valor do treino será 0 (zero).

Atributos e Modificadores

Ao definir seus valores de Atributo seus modificadores serão calculados automaticamente e lançados nas suas Perícias correspondentes.

O mesmo NÃO acontece com os modificadores de atributo que incidem nos seus PVs, PMs, Bônus de Ataque e Dano, e demais poderes/habilidades. Lembrem que esses modificadores precisam ser incluídos por vocês ao montarem suas fichas.

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Modificador de Destreza, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, que faz com que ele perca o bônus do Modificador de Destreza na Defesa, basta você marcar o campo Armadura Pesada, do lado esquerdo da sua designação de Armadura. Assim, o bônus do Modificador de Destreza será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Os campos Defesa e Penalidade, que estão dentro da área de descrição Armadura & Escudo, precisam ser informados de forma POSITIVA (Ex.: Defesa 5. Penalidade 1, não -1). Os valores de Penalidade de Armadura são subtraídos automaticamente do valor total das Perícias que são afetadas pela penalidade.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Perícias

Deixamos essa informação por último para deixar claro algumas coisas:

  1. O cálculo das perícias é a parte mais “trabalhosa” ao se fazer a ficha de personagem no RPG, pois são vários pequenos cálculos que vão mudando, basicamente, a cada nível ou a cada dois níveis. Ou seja, é um eterno retrabalho a cada mudança de nível ou aumento de atributo. Não estamos dizendo que é difícil, apenas chato. Repetitivo. Por isso automatizamos o processo;
  2. Infelizmente, como nem tudo são flores, até a automatização aqui é complicada pois, em Tormenta 20, nem sempre as Perícias usam os Modificadores de Atributo padrão que estão definidos para elas. Por isso, deixamos os Modificadores de Atributo editáveis, para que, caso seja necessário, você possa substituir um bônus por outro. Infelizmente, como o Adobe Acrobat não é a melhor plataforma para se programar, ao executar um script qualquer na Ficha o valor do atributo original voltará ao seu lugar. Por exemplo:
    1. Você mudou o seu bônus de Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, pelo Modificador de Destreza. Ele vai ficar lá, tranquilo, de boas… Lindão. Até que você vai e marca o campo Armadura Pesada… Ao executar o script de Armadura Pesada o Adobe Reader vai fazer o bônus de Modificador de Atributo da sua perícia Atletismo voltar ao valor do Modificador de Força inicial.

Infelizmente, até o momento, não sabemos como resolver esse problema. AINDA!

Mas, para que você consiga usar a Ficha T20 da melhor forma possível, deixamos aqui uma dica/sugestão:

Faça toda a sua ficha — toda, completinha, TUDO — ANTES de fazer as mudanças em qualquer Modificador de Atributo em alguma perícia. Você faz a ficha toda e, por último, muda os bônus de atributo das perícias que preferir e salva. Com isso a ficha estará pronta como você quer mas, lembre-se, qualquer eventual script rolado vai trazer os valores dos modificadores de atributo originais de volta.

Lembrando mais uma coisinha sobre Perícias:

As perícias Somente Treinadas ficam com os valores finais zerados a menos que sejam selecionadas como treinadas. Ou seja, essas perícias só terão valores diferentes de zero caso tenham seus campos de seleção ‘Treino’, aquele quadradinho cinza do lado esquerdo do nome da perícia, marcados.

Algumas pequenas mudanças que fizemos nessa versão ficha foram:

  • Incluímos o campo CARGA, dentro da área Equipamento, conforme solicitado por muitos jogadores;
  • Fizemos uma pequena mudança estética nos quadros de seleção de Perícias e Armadura Pesada. Acreditamos que ficou mais agradável o visual com essa mudança;
  • Corrigimos o problema que havia no campo das perícias em que, ao mudar o bônus de atributo de uma perícia, todos os bônus baseados no mesmo atributo mudavam. Por exemplo: Você mudou o seu bônus do Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, de 2 para 4 (para simular o efeito de ganhar, em Atletismo, o bônus do Modificador de Destreza). Com isso, de forma errada, TODAS as outras perícias baseadas em Força, que tinham o seu bônus de atributo de 2, eram mudadas para um bônus de 4. Agora esse erro não ocorre mais. Apenas a perícia mudada sofre a alteração, como sempre deveria ter sido.

Versões ‘a’ e ‘b’

Como a versão 1.5 da FichaT20 trouxe duas versões da ficha, com cabeçalhos diferentes em cada uma, e que aparentemente agradou a muitos, a versão 1.6 também contará com as duas versões atualizadas.


Então, galera, mais uma vez, muitíssimo obrigado pelos feedbacks e palavras de apoio. O retorno e satisfação de vocês é o nosso combustível.

Mais uma vez reforço o pedido que já fiz antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Versão 2.0 em PDF.

Download Ficha T20 v. 1.6a

(versão com cabeçalho padrão)

Download Ficha T20 v. 1.6b

(versão com cabeçalho modificado)

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.5 (para PC e Celular)

Confira a nova versão 1.5 da FichaT20, ficha de personagem editável em PDF semi-automático para o RPG Tormenta 20. Para PC e Celular.

Rafa-el Lima

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Tormenta20-Ficha-de-Personagem-v1.5

Mais uma versão da Ficha de Personagem para Tormenta 20 em PDF editável!

E o Multiversos segue na sua eterna busca pela ficha perfeita! (Hehehehe) E, depois dos feedbacks da versão 1.4 da nossa Ficha T20, nós trazemos a versão 1.5, com correções e melhorias.

Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora, está a caminho do lançamento da versão 1.1 (que será a sua versão Toguro a 200%) e, em seguida, o lançamento da versão física para os apoiadores do Financiamento Coletivo do novo livro básico.

Para você que ainda não está jogando o T20, não fique triste. Aqui você também encontra as fichas para Tormenta RPG e Império de Jade, ambas em Excel, para continuar jogando seus outros jogos antes da versão definitiva do Tormenta 20.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas da campanha
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Vamos, então, falar das mudanças da versão 1.5 da FichaT20:

1. Armadura Pesada

Com os feedbacks que recebemos foi possível constatar o erro quanto ao problema relacionado ao problema do uso de Armadura Pesada. Agora, ao lado da descrição da armadura, é possível que você selecione a opção de Armadura Pesada, com isso o bônus de destreza que seria somado ao valor da Defesa é zerado.

2. Modificadores de Habilidades das Perícias

Outro problema que nos foi relatado na versão anterior foi quanto a necessidade de, por vezes, mudar o valor de habilidade que é aplicado em determinada perícia. Por isso, a partir de agora, o Modificador de Atributo das perícias é editável. A automatização base está funcionando mas, caso você precise editar o valor, agora é possível (mas saiba que depois de editar a automatização não funcionará mais).

Ficha de Personagem Tormenta 20. Botão "Pesada" ao lado da descrição de Armadura e o Mod. de Atributo disponível para edição.

Botão “Pesada” ao lado da descrição de Armadura e o Mod. de Atributo disponível para edição.

Além destas alterações principais algumas outras pequenas alterações foram feitas: como a divisão do campo ‘Equipamentos‘ em duas colunas e o aumento da área útil do do campo ‘Habilidades & Magias‘.

Algumas coisinhas das versões anteriores permanecem, como: nenhum dos campos que iniciam com o valor 0 (zero), deve ficar sem valores. Então, se você apagou algum desses zeros e não pretende modificar o valor, por favor, deixe o valor de zero para evitar erros de cálculos. E, lembrem, os valores de Penalidade de Armadura devem ser informados positivos, sem qualquer adição de sinal.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Estas são, basicamente, as principais mudanças e a versão com essas alterações nós chamamos de v 1.5.a. E aí você nos pergunta: “Se existe uma versão ‘a’, existe uma versão ‘b’?”

E a resposta é: Sim, existe!

Ficha de Personagem Tormenta 20. Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.a.

Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.a.

O motivo é que, além dessas mudanças, nós — e alguns outros jogadores — sentimos falta de campos onde fosse possível especificar Divindade Patrona, Deslocamento e XP ganhos. Por isso, nós resolvemos fazer uma pequena inclusão na ficha mas, como é de se esperar, a inclusão dessas informações não agradou a todos os nossos playtesters (aliás, um muito obrigado a todos 😉 ). Então, pensando em agradar a todos, nós estamos disponibilizando as duas versões: v 1.5.a (versão padrão da Jambô) e v 1.5.b (versão com campos adicionais).

Ficha de Personagem Tormenta 20. Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.b, com campos adicionais.

Cabeçalho da FichaT20 v 1.5.b, com campos adicionais.

Então, mais uma vez, nós pedimos que, caso vocês tenham feedbacks, por favor, falem conosco nas nossas rede sociais e nos informem os problemas.

EDIT.: Versão 2.0 em PDF.

Fiquem com as novas versões da FichaT20:

Download FichaT20 v 1.5.a (campos normais)

e

Download FichaT20 v 1.5.b (campos adicionais)


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RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.4 (para PC e Celular)

Ficha de personagem para Tormenta20 em PDF editável para desktop e smartphones.

Rafa-el Lima

Publicado há

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Tormenta20-FichaT20-v1.4

Nova versão da FichaT20 em PDF editável, já está entre nós!

Logo em seguida ao recente lançamento da versão 1.3 da FichaT20, trazemos para vocês a versão 1.4 com correções e implementações que, acreditamos, irão agradar a muitos (senão todos) os usuários.

Como sempre, nosso objetivo é trazer para o público de Tormenta, RPG da Jambô Editora, um facilitador na criação de personagens. Fizemos isso com Tormenta RPG, mantendo a FichaT, iniciada pela galera do blog Área de Tormenta, viva e sempre atual; com Império de Jade, adaptando a FichaT em uma versão própria para os aventureiros da ilha de Tamu-ra; e já estamos na quarta atualização da FichaT20, para Tormenta20, RPG que foi sucesso absoluto de arrecadação no Catarse.

Nesta nova versão da FichaT20, graças ao apoio e parceria do grande Tálison Teófilo, várias implementações interessantes foram feitas visando facilitar ainda mais o uso da ficha. Confira abaixo as mudanças:

1. Modificadores de Atributo

Agora os modificadores de atributo são calculados automaticamente. Um trabalho a menos quando você for estiver fazendo seus personagens.

2. Perícias: Somatório de 1/2 do Nível, Treinamento, perícia Pilotagem e Penalidades

O campo de 1/2 do Nível agora é preenchido automaticamente quando você define o nível do personagem.

O treinamento das perícias agora é definido marcando o campo de seleção ao lado do nome da perícia. Ao selecionar a perícia, clicando no quadradinho, automaticamente a ficha preencherá o campo Treino e somará este ao resultado final. E, claro, nós já automatizamos para que a ficha reconheça a mudança dos valores de acordo com o nível, então:

  • Do nível 1 ao 6, a ficha adicionará um bônus de +2 no campo de Treino da perícia que for escolhida como treinada;
  • Assim como no nível 7 ao 14, a ficha colocará um bônus de +4 no campo de Treino;
  • E do nível 15 ao 20, a ficha passará a considerar o bônus de +6 no campo de Treino.

Acabou o problema de errar o valor total das perícias por esquecer das mudanças que acontecem no decorrer dos níveis. 😉

Além disso, as perícias “Somente Treinadas” só terão valores totais calculados caso tenham escolhidas. Acreditamos que isso ajudará a lembrar que é impossível usar tais perícias a menos que estas sejam selecionadas.

Aproveitamos e também corrigimos a estrutura da ficha. Substituímos a perícia Navegação, baseada em Sabedoria, e colocamos no lugar Pilotagem, baseada em Destreza, de acordo com as regras do livro Tormenta 20, v. 0.9.

A Penalidade de Armadura e Escudo continuam sendo somadas automaticamente, mas não ficam mais visíveis ao lado das perícias onde se aplicam. E, diferente do que acontecia nas versões anteriores da FichaT20, agora vocês não precisam mais escrever as penalidade em valor negativo ( -1, -2…). Agora basta colocar o valor normal (1, 2, 3…) que a ficha vai fazer a subtração direto.

3. Limpar a Ficha

Por último, e não menos importante, no canto superior esquerdo da ficha incluímos um “botão” que faz um reset na ficha, para que não seja mais necessário limpar campo-a-campo caso você queira recomeçar um personagem. O botão não sairá na sua impressão, caso você venha a imprimir sua ficha.

Todas as mudanças anteriores, como a limpeza dos campos Habilidades & Magias e Equipamentos, permanecem.


Se você gostou das mudanças e tem gostado do nosso trabalho com a FichaT20, nós temos dois pedidos para vocês:

  1. Não esqueça de ir até as nossas redes sociais e curtir/seguir cada uma delas. Vocês não fazem ideia de como isso nos ajuda e nos dá noção do quanto o nosso trabalho está agradando;
  2. Nós estamos fazendo uma votação no nosso Twitter para decidirmos qual das Fichas Estilizadas nós devemos trazer em versão editável primeiro. Só tem mais um dia para votar. Vai lá, segue e vota:

 

EDIT.: Versão 2.0 em PDF.

Agora, sem mais delongas, fiquem com a nova versão da FichaT20:

Download FichaT20 v 1.4


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