Cultos Inomináveis | Horror lovecraftiano no século XXI está chegando ao Brasil pela Buró - Multiversos
Siga-nos nas redes sociais

Howard Phillips Lovecraft, ou apenas H.P. Lovecraft como é mais conhecido, é um dos maiores nomes – se não O maior – da literatura de horror mundial. Sua mitologia de terror cósmico, conhecido como “Mitos de Cthulhu”, que apresentam horrores quase indescritíveis, capazes de levar à loucura a mente humana mais brilhante e sã, são ambientados em meados da década de 1920 e já renderam adaptações para o universo do RPG, também ambientados nos anos 20. Mas se você, assim como nós, sempre pensou: “Como seria viver a iminência da chegada de Cthulhu nos dias atuais?”, Cultos Inomináveis é o seu jogo.

Cultos Inomináveis é um RPG da editora espanhola Nosolorol, escrito por Manuel SueiroRicardo DordaLuis Barbero e Jokin Garcia. Publicado originalmente em 2014, o jogo está às vésperas de chegar ao Brasil pelas mãos da Buró Editora, até pouco conhecida como Redbox Editora.

O Cenário

Esqueça a imagem daquele velho Necronomicon carcomido por traças e coberto de poeira, escondido no fundo de um baú e enterrado na propriedade de um velho e louco historiador aposentado. O velho livro sempre procurado por criaturas inescrupulosas, ansiosas por poder, ou por pessoas nobres e altruístas, dispostas a enfrentar a loucura para salvar o mundo de um horror maior, não se encontra mais nessas condições decrépitas. Ele agora pode estar digitalizado em um tablet e guardado sob a mais alta segurança no cofre de uma empresa que, até pouco tempo, era praticamente nada, até que, milagrosamente, como que por um passe de mágica, teve as suas ações supervalorizadas na bolsa de valores nos últimos meses! Ou, pior ainda, o livro pode estar disponibilizado na deep web, onde os mais diversos tipos de pessoas incautas poderiam encontrar, não apenas estudiosos do oculto.

Esse é o século XXI, onde os livros e manuscritos mágicos contendo rituais de invocação, evocação, portais dimensionais ou magias dos mais variados tipos, deixaram de ser relegados à grossos livros com capas de couro e escritos com tinta de sangue, e passaram a permear o mundo virtual, ao alcance de qualquer um. Que saiba onde procurar, claro… Ou tenha a má sorte de encontrá-lo em um fórum de conteúdo duvidoso…

Cultos Inomináveis trás para a nossa época todo o horror dos Mitos de Cthulhu em uma abordagem diferente das anteriormente feitas nos RPGs do tema. Aqui você não é mais necessariamente alguém que conheceu os Mitos e está tentando de alguma forma apenas sobreviver aos fim dos tempos, ou altruisticamente indo de encontro ao desconhecido, tentando parar um culto de invocadores dos Deuses Ancestrais e evitar o juízo final. Não. Aqui você é parte dos cultistas!

Mas, esqueça esse estereótipo de um cultista como um vilão abjeto, que deseja o mal pelo mal, que “quer trazer o fim de tudo e todos”. Aqui você é uma pessoa que reconhece as vantagens que o conhecimento do oculto traz, e quer se utilizar disso com algum objetivo particular. Ser um cultista em Cultos Inomináveis não é usar um manto com capuz, ter um punhal na mão, entoar mantras em latim e sacrificar virgens em noites de lua cheia. Pelo menos não APENAS, ou necessariamente, isso. Os cultos são muito mais sutis no mundo real.

Basicamente, “culto” é o termo geral usado para qualquer grupo de indivíduos que tem, ou teve, algum contato com os Mitos e que buscam formas de aprofundar seus conhecimentos e se utilizar deles para objetivos próprios e/ou comuns aos envolvidos. As vezes eles se escondem sob a fachada de uma empresa de pesquisa, um clube social de reuniões particulares e discretas ou até igrejas. Os cultistas são pessoas normais, como você ou eu.

A dúvida que resta é: “Quem te garante que eu não sou um cultista querendo convertê-lo?”

O Sistema

Cultos Inomináveis utiliza o Sistema Hitos, que “se declara Open Content e pode ser utilizado livremente em virtude da licença OGL” (Open Game License, ou ‘Licença de Jogo Aberta’ em português), como é expresso nos créditos do livro.

Para uma mente muito adaptada aos conceitos D&Dzísticos, como a minha, a primeira leitura do sistema de regras pode soar estranha, uma vez que nem tudo vai ser focado em “o quanto eu consigo fazer o meu ataque e dano serem maiores?”. O sistema Hitos não aponta para combos ou nada do tipo. E, diferente de qualquer outro que eu – particularmente – conheça, o sistema permite uma liberdade muito grande, pois apresenta a proposta de ‘descrição dos valores’, ou Aspectos, como o sistema denomina, que vamos pincelar a seguir.

O processo de criação de personagem parte de um ponto básico: Qual o Conceito do seu personagem? O Conceito pode ser uma palavra ou frase que resuma o que o personagem é na essência dele. Por exemplo, um Advogado Inescrupuloso, um Veterano de Guerra, uma Assassina de Aluguel. Algo que possa, facilmente, tornar o seu personagem “visualizável”. Se você acha que não tem criatividade pra isso, o livro conta com vários exemplos de conceitos muito interessantes para você usar ou ter como um norte.

Baseado no seu conceito você vai distribuir pontos entre 4 Características, duas físicas (Força e Reflexos) e duas mentais (Vontade e Intelecto). As Características tem valores que variam de 1 (que é “incrivelmente baixo” para a média humana) a 10 (que é “algo lendário”), sendo 3 o valor de referencia médio comum. Aqui entram algumas das coisas interessantes, que são os Traços. Os Traços são frases que ajudam a delimitar melhor determinada característica para além dos números. Por exemplo, você pode ter Força 8 e o traço ‘Costas Largas’, que mostra que o seu personagem é “um armário” de grande, como esses seguranças grandões que vemos por aí, ou ter a mesma Força 8 e o traço ‘Fisiculturista’, que delimita o perfil do seu corpo como sendo finamente trabalhado para minimizar a gordura corporal e acentuar os músculos. Com isso, a cada definição, nós temos mais e mais um personagem tridimensional, favorecendo a interpretação do personagem por parte do jogador e permitindo ao mestre mais recursos para descrever seus NPCs. Assim como no caso dos Conceitos, os Traços são muito bem exemplificados no livro, ajudando bastante no processo de criação.

Em seguida temos a definição dos Marcos da vida do personagem. Marcos são pequenas frases que apontam para momentos chaves da vida do personagem, que tiveram um impacto tão significativo na sua vida que foram culminantes para o que o personagem é na atualidade. Se o seu personagem é um órfão que se tornou viúvo e que, após a perda da esposa, resolveu não se casar mais, ao invés de ‘Solitário’ você poderia descrever o seu Marco como ‘Não teve muita sorte com esse negócio de família’. Isso já mostra, em certa medida, como o personagem entende e vê o conceito familiar de forma geral.

O jogo lhe pede que 4 Marcos sejam definidos na criação de personagem mas, com a permissão do Mestre, você pode iniciar com até 2 Marcos Ocultos, que são momentos chave na vida do personagem ainda não conhecidos e que serão descobertos durante a aventura/campanha.

Temos ainda a definição das Habilidades, que são as coisas que o seu personagem sabe fazer e variam entre: Forma Física, Combate, Interação, Percepção, Subterfúgio, Cultura, Profissão, Ocultismo e Habilidade Arcana. Cada uma dessas habilidades tem valores que variam de 0 a 10 mas, diferente de outros jogos onde nós normalmente definiríamos que temos, por exemplo, ‘Combate 8’ e pronto, aqui nós precisamos, mais uma vez, definir as coisas para além dos números. Então o nosso exemplo mudaria para: ‘Combate 8 – Pistoleiro’. Com isso definimos um foco mais específico para a habilidade de combate do personagem. Isso deve ser feito para cada habilidade escolhida. Como é notório, basicamente tudo no sistema pede que você “cite” algo para definir melhor o valor. Falando em citar…

É necessário escolher a Citação do seu personagem. A citação é algo que seu personagem costumaria dizer em situações dramáticas. Como o Wolverine e sua: “Eu sou o melhor no que faço, mas o que eu faço não é muito agradável”, ou o Exterminador do Futuro e seu: “Hasta la vista, Baby”.

Após isso, chegamos em um dos pontos mais importantes do sistema: os pontos de Drama. Os pontos de Drama permitem que você influencie/modifique a história do jogo, pois você pode utilizá-lo para ativar ou impedir a ativação dos Aspectos.

“E o que são Aspectos?” – você me pergunta.

Lembra de todas aquelas palavras e/ou frases que você usou para descrever suas Características, Traços, Marcas e Habilidades? Então, TUDO aquilo são Aspectos (ou funcionam como tais). Ou seja, você pode, ativar ou impedir que um NPC, ou membro do grupo, utilize com liberdade e exatidão a sua Habilidade ‘Combate 8 – Pistoleiro’ apenas usando os seus pontos de Drama.

Sabendo disso é bom descrever aspectos nos personagens que possam facilmente ser usados como gatilhos dos pontos de Drama pois, com isso, você e os seus companheiros de mesa poderiam se ajudar mais durante o jogo.

Feito isso é só fazer alguns cálculos para definir seus valores de: Vigor, Resistência, Defesa, Iniciativa, Bônus de Dano, Resiliência, Estabilidade Mental e Degeneração (que têm valores determinados baseados em algumas das suas Características ou Habilidades). E, então, é só escolher uma Complicação, que é basicamente um defeito que vai colocá-lo em desvantagem ou causar problemas em determinados momentos e que, via de regra, vai funcionar como um Aspecto que o jogador dificilmente pode invocar a seu favor. A Complicação é algo que, quando ativada, vai acabar por gerar um ponto de Drama em favor do personagem. Mas, cuidado, uma Complicação como “Extremamente Antissocial” não lhe renderá um ponto de Drama extra em todas as cenas que o seu personagem acabar por interagir com outros personagens ou NPCs pois, por ser algo extremamente rotineiro em jogo, o mestre pode considerar como excessiva e não aceitá-la. É importante pensar bem nesse ponto.

Além do personagem em si, algo importante que vai ser definido pelos jogadores é aquilo que dá título ao jogo: o Culto. Um Culto no jogo não funciona como um grupo de fanáticos, isso é importante de frisar. Um Culto é, basicamente, um conjunto de pessoas que participam de um grupo “x” mas que tiveram um contato prévio com os horrores ocultos e, por isso, se ajudam. Cultos contam com Origem e Objetivos, e se tiverem um objetivo de expansão tem sistemas próprios de Recrutamento, além de Organização, caso sejam grandes o suficiente. A Simbologia de um culto conta com: nome, emblema, cargos, lema, saudação secreta (alô, Maçonaria!), jargão e normas. O livro, claro, conta com todo o processo de criação de um Culto.


+ + Leia Mais

Dan Ramos, ilustrador e ex-sócio da Redbox Editora, fala sobre Financiamentos Coletivos, suas dificuldades e atrasos

Old Dragon | O Velho Dragão está de cara nova


Com os conceitos gerais da ficha de personagem explicados podemos partir para o sistema de regras e paradas de dados em si que, por sinal, é bastante simples: todas as paradas de dados são feitas basicamente jogando 3 dados de 10 lados. Os valores dos dados são separados entre o menor (o dado de menor valor), o Central (o dado de valor intermediário) e o Maior (o dado de maior valor), respectivamente definidos como: m, C e M. Os testes em condições normais utilizam o dado C como o valor a ser utilizado para verificar o resultado do teste. Em condições desfavoráveis o dado m é utilizado e em condições favoráveis o dado M é o dado utilizado. Sendo assim, um personagem testando a sua habilidade de ‘Combate 8 – Pistoleiro’ para atirar em um alvo grande e imóvel em uma escola de tiro, jogaria 3d10 e, pelas condições favoráveis (tamanho do alvo e falta de movimento) escolheria o maior dado para somar ao seu valor de habilidade (no caso, 8). Com um valor de 8 na habilidade, e sabendo que o Mestre determinou o teste como sendo de dificuldade Fácil (onde o valor mínimo para sucesso é de 10), o jogador precisaria de um valor mínimo no dado M de 2.

Em alguns momentos mais dados podem ser acrescentados às paradas de dados, além de ainda haver a dinâmica de ativação dos Aspectos, Iniciativa, Combate e demais situações e possibilidades que são apresentadas no livro.

Cultos Inomináveis conta com um sistema bem completo, que permite um grande nível de personalização de personagens. É bastante flexível, uma vez que várias características do jogador são descritas textualmente permitindo diversas interpretações do mesmo Aspecto em diferentes situações, mas também leva o jogador a pensar bem mais no que vai fazer, quando se trata do sistema de Pontos de Drama, pois este deve ser bem gerenciado para usar os Aspectos desejados nos momentos importantes. A principal crítica ao sistema talvez more aí, uma vez que o gerenciamento dos Pontos de Drama pode vir tirar um pouco o jogador da parte mais interpretativa, que é bastante presente nas histórias associadas a Cthulhu.

O Livro

Não bastasse o sistema de regras próprio, inovador e simples (depois de aprendido, claro), Cultos Inomináveis conta com um belíssimo livro de 288 páginas, totalmente colorido e com um design desenvolvido para que você possa imergir no universo do horror dos mitos. Além de ricamente ilustrado o livro conta com uma proposta que, por vezes, se apresenta como um diário de anotações de um cultista, com marcações feitas nas páginas, em outros momentos lembra um velho grimoire, com símbolos arcanos usados como marca d’água nas páginas, ou ainda abraça a modernidade e apresenta conteúdos diretamente da tela de um smartphone ou tablet. Um primor.

A estrutura do livro é composta por 9 Capítulos intercalados por 10 Relatos, que são pequenos textos que levam você intimamente para dentro do universo Lovecraftiano. Os Capítulos versam desde uma breve introdução aos Mitos, passando pelo sistema de regrasconstrução de personagens e cultos, ambientação, magia e o papel do mestre de jogo.

Sem deixar a desejar, o livro ainda traz ainda um pequeno bestiário, que contempla desde os conceitos e histórias dos próprios deuses até as fichas das criaturas dos mitos, e duas aventuras prontas para jogar.

Como um bom livro básico de RPG, Cultos Inomináveis é bem completo e contém tudo o que é necessário para  os jogadores iniciarem as incursões no universo de horror de Lovecraft.

Lançamento no Brasil

Cultos Inomináveis é um excelente RPG e está vindo para o Brasil pelas mãos da editora Buró Editora. Seu lançamento será feito por meio de um financiamento coletivo, na plataforma do Catarse (clique AQUI para conferir), e se iniciará no dia 11/02, com uma proposta de ter o jogo lançado ainda no segundo semestre deste ano (Tomara!).

Se você gosta da temática de horror do universo de H.P. Lovecraft, ou gostou do básico do sistema de regras apresentado aqui, fica ligado nesse financiamento coletivo que tem jogão vindo aí!

Garanta já o seu kit completo de 'Cultos Inomináveis'.

Garanta já o seu kit completo de ‘Cultos Inomináveis’.

– –

Agradecimentos especiais ao amigo, Prof. Dr. Ricardo Brauner, do curso Sistemas e Mídias Digitais, da Universidade Federal do Ceará, pela ajuda na leitura e análise crítica do Sistema Hitos.


Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre ‘Cultos Inomináveis:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter


E aí, vai encarar ou se render a loucura do grande Cthulhu?

E aí, vai encarar ou se render a loucura do grande Cthulhu?

RPG

Tormenta 20 | Confira a nova Ficha T20 Edição Jogo do Ano

Mais uma edição da nossa FichaT20, agora para Tormenta20 Edição Jogo do Ano!

Publicado há

em

Ficha-Tormenta20-pdf-editavel-jogo-do-ano-v1.0

Tormenta20, o maior sucesso RPG brasileiro, já ganhou uma reimpressão do seu livro básico e, como não podia deixa de ser, nós trazemos aqui para vocês a nossa Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano!

Veja também nossas outras fichas:
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 2.0 (duas páginas)
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 1.8.1 (uma página)
– Império de Jade | Ficha T em sua versão oriental
– Tormenta RPG | Ficha T em Excel (3.0.3)
– Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Seguindo o nosso padrão de tentar sempre manter uma versão da nossa FichaT20 atualizada para vocês, nós trazermos (com atraso, confesso) a mais nova edição da ficha oficial do jogo, naquela nossa versão editável e “semi-automática”.

Via de regra a nova ficha funciona exatamente igual as nossas edições anteriores. Assim sendo, acreditamos que vocês já saibam que temos um botão de limpar a ficha (ali no “olho da tormenta”), algumas automatizações e algumas simplificações (como os campos descritivos, onde apenas colocamos um grande quadro para que você possa descrever o que quiser dentro sem ter limitações).

Então, sem mais delongas, façam o download da versão no link abaixo e, por favor, sempre que precisar da ficha ou for compartilhar com um amigo, manda o link da nossa página! Isso nos ajuda demais a saber o quanto o nosso trabalho está chegando aos outros e nos permite saber que estamos ajudando a comunidade de alguma forma. 😉

Download Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano v.1.0

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fala com a gente nas nossas redes sociais que estão aqui abaixo!


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitterYouTube




Continue lendo

RPG

Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Confira a primeira versão da nossa Ficha V5, uma versão em PDF editável da ficha de personagem da 5ª edição de Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo!

Publicado há

em

Capa-Ficha_de_personagem_Vampiro_A_Mascara_V5_PDF_Editavel

Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo — senão O maior — chegou ao Brasil com a sua 5ª edição pelas mãos da Galápagos Jogos e nós, atendendo a um total de zero pedidos, tornamos a versão em PDF disponibilizada pela editora em uma ficha editável.

De nada. 😉

Antes de mais nada, precisamos deixar claro algumas “coisas”:

1ª coisa: Essa ficha foi feita despretensiosamente por alguém (eu, no caso) que tem ZERO conhecimento do V5. Então, basicamente, eu peguei a ficha em PDF, supus como seria mais ou menos o processo de preenchimento, e trabalhei na versão editável dessa forma.

E aí você pode me perguntar: “Mas, porquê você não leu o livro antes de fazer a ficha?”, e eu te respondo: “Porque não tenho o livro.” (Ajuda nóis, Galápagos!)

Apesar de gostar muito da ideia de ambientação, infelizmente Vampiro nunca foi o foco de interesse do restante do meu grupo de RPG, que sempre esteve muito ocupado rastejando em masmorras e caçando dragões. Então, deixo aqui um pedido a você, amigão que vai baixar essa ficha e ficar indignado por ela não estar “como deveria”: Por favor, nos dê feedbacks com dicas e sugestões de melhorias que, com certeza, as próximas versões serão melhores. (Nossa FichaT20 evoluiu assim.)

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

2ª coisa: Nossa FichaV5 conta com um botão de “Reset” da ficha. Com esse botão você poderá limpar a ficha por completo, caso queira/precise. O botão fica localizado no ícone abaixo do logotipo “Vampiro: A Máscara”, como mostrado na imagem abaixo:

Vampiro_A_Mascara_-_Ficha_de_Personagem_Editavel_-_Botao_de_limpar_a_ficha-

Local do botão de “Reset” da FichaV5.

Dito isso, creio que o restante do processo de preenchimento da nossa ficha de personagem editável para Vampiro: A Máscara será bem intuitivo para os amantes do sistema. E, lembrem-se, caso achem necessário, nos informem como podemos melhorar a ficha.

Download Ficha V5 v.1.0


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitterYouTube




Continue lendo

RPG

Quer material grátis para incrementar suas aventuras? Conheça a ‘Dragão de Jade’!

A Dragão de Jade é uma iniciativa gratuita com conteúdo para ‘Império de Jade’ e ‘Tormenta20’.

Publicado há

em

revista-dragao-de-jade

Então, você, meu amigo, está em busca de material para incrementar sua campanha de ‘Império de Jade’, RPG brasileiro que, infelizmente, só teve o seu livro básico lançado e, eventualmente, ganha “DLCs” na Revista Dragão Brasil? Nós vamos te apresentar uma solução: a revista digital Dragão de Jade!

Desde os meados de 2019, o blog Dragão de Jade buscou criar conteúdo para o cenário de RPG Império de Jade, publicado pela Jambô Editora.

No ano de 2020 foi anunciada, junto ao financiamento coletivo do novo livro Tormenta20, a criação da Iniciativa T20, uma plataforma que irá agregar muitos outros materiais dedicados a Tormenta e seus cenários irmãos (Império de Jade e Reinos de Moreania). Isto posto, o blog Dragão de Jade resolveu fazer alguns testes criativos antes de começar a desenvolver suas ideias para a Iniciativa T20. Assim nasceu a Revista Dragão de Jade, que atualmente está na sua quinta edição.

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

Como de praxe, a revista traz materiais não apenas para Império de Jade, mas também Tormenta20. Além de contos e um papo com Mestres, ajudando com dicas e assuntos sérios que são bem legais de serem abordados com os jogadores.

revista-dragao-de-jade-1200x1200

Clique na imagem para BAIXAR a sua edição.

A revista

Caso tenha ficado curioso com o que é apresentado na revista, resolvemos fazer uma pequena resenha de algumas colunas que você pode encontrar na edição:

  • Conto: O conto desta edição, intitulado “Sem-Nome”, retrata a história de um Trog escravizado, criado unicamente para lutar em uma arena em Tiberius. Entretanto, as mudanças do mundo fazem com que ele busque um novo caminho para a sua vida.
  • PdM (Papo de Mestre): Em “Hermenêutica rpgística”, é discutido os reais objetivos das regras em RPG pelo ponto de vista de um “advogado” (e não só de regras).
  • Tormenta20: Uma nova raça que existe apenas no Deserto da Perdição, graças a uma rixa eterna entre o Deus-Sol, Azgher, e a sua rival, Tenebra, a Deusa da Noite.
  • Unboxing: Essa coluna é dedicada a falar de sistemas ou cenários novos. Nessa edição é comentado sobre City of Mist, um RPG baseando em quadrinhos Noir.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial
– RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

Onde encontrar?

É possível baixar de graça todas as cinco edições da revista no próprio blog da Dragão de Jade. Lá você também vai ter acesso a muito conteúdo entre aventuras, itens, NPCs para sua mesa, novas classes ou raças, e muito mais, não apenas de Império de Jade, mas também para T20.

Você pode acompanhar isso e muito mais nas redes sociais deles no Facebook, Instagram e Twitter.


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitterYouTube



Continue lendo

RPG

Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial

Projeto desenvolvido por fã apresenta de forma aprofundada a região da Grande Savana, território quase inexplorado do cenário de Tormenta

Publicado há

em

Tormenta20-Grande-Savana
Ilustração: Khadijah Khatib

A ‘Iniciativa T20’, presente nas metas do financiamento coletivo de Tormenta 20, ainda não saiu do papel, mas já têm em Grande Savana um provável lançamento de sucesso.

Quando Tormenta20 bateu todos os recordes no Catarse, uma das metas extras presentes no projeto era a criação da Iniciativa T20: uma plataforma para a publicação e venda de livros digitais de Tormenta feitos por fãs. Pensando nisso, vários fãs do sistema já começaram a se movimentar para produzir os seus próprios materiais para o cenário.

Com a proposta de apresentar um material completamente novo, que revele as particularidades e nuances de uma das maiores regiões em extensão territorial de Tormenta, nasce o livro digital fanmade, Grande Savana.

Idealizado e produzido por Guilherme Viana, ‘Grande Savana’ é um mini cenário feito de fã para fã que visa desenvolver uma região de Arton, até aqui, pouco explorada pelos autores do cenário.

Em Grande Savana, Tormenta ganha um ambiente totalmente novo para suas aventuras. Fugindo da ideia de uma sociedade simplesmente tribal, o autor Guilherme Viana aposta em uma sociedade mística intimamente ligada à referencias africanas reais, sim, mas que abraça a um certo avanço tecnológico por influência de grandes obras que se referenciam no afrofuturismo, como o filme Pantera Negra.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

Grande-Savana-Tormenta-iga-igson-oliwiak

“Cada raça da savana tem sua própria forma de lidar com a magia.” Ilustração: Iga ‘Igson’ Oliwiak

Explorando a Savana

No livro conhecemos Kumbali, um reino-consulado fruto do árduo trabalho do seu atual Rei e antes guerreiro sagrado de Maedê (paladino de Valkaria), Chaka W’Tabi, que tem vem tentando unificar toda a savana sob uma única liderança. Além deste, temos a sombria cidadela de Tairobi e o sangrento território de Wameno.

Para além da apresentação do cenário, o livro traz novas raças, todas muito bem apresentadas e ilustradas, fortemente baseadas na cultura africana. Também temos uma nova classe aqui, o Idã, uma espécie de warlock, alguém que fez um pacto de lealdade com alguma entidade poderosa em troca de poder.

Vale ressaltar que, por se tratar de um trabalho de fã e sem fins lucrativos, as ilustrações usadas no livro não foram adquiridas para dar vida a obra. Todas, ou quase todas, as imagens usadas são devidamente creditadas aos seus devidos proprietários e usadas no manual apenas como forma de representar visualmente aquilo que o autor está buscando descrever. Eventualmente, em uma vindoura publicação do material como parte da Iniciativa T20, o livro deve ganhar artes próprias que casem mais com o estilo de artes do Tormenta20.

O livro termina suas páginas apresentando a visão dos povos da Grande Savana quanto ao panteão artoniano. E, fugindo de ser apenas uma reescrita de um conteúdo já existente, o texto adapta a percepção do povo em relação aos deuses, trazendo novas perspectivas para as divindades. Por exemplo, Thyatis, a fênix flamejante, deus da ressureição e das segundas chances, aqui é Unabi, um aracnídeo que “analisa a teia da vida e os destinos”, e seus devotos podem, durante o combate, fechar os olhos e, por 1PM, “seu corpo passa a prever o futuro próximo e você recebe um bônus de Defesa igual ao seu modificador de Sabedoria”. Simplesmente genial!

Não satisfeito com o seu trabalho, o autor Guilherme Viana já produziu seu primeiro suplemento para Grande Savana, o Guia de NPCs.

++Leia Mais:
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Onde ler ‘Grande Savana’?

Se você gostou da ideia, faça o download grátis dos dois manuais da Grande Savana já lançados pelo Guilherme Viana abaixo:

Grande-Savana-Tormenta-Base

Clique na imagem para fazer o download

Grande-Savana-Tormenta-Guia-de-NPCs

Clique na imagem para fazer o download

Acompanhe o autor Guilherme Viana nas suas redes sociais: Facebook e Instagram.

E adquira o seu Tormenta20 no site da Jambô Editora: AQUI.


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitter | YouTube




Continue lendo

RPG

RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

The Dragon Prince, uma das melhores animações da Netflix, vai ganhar um RPG próprio e o seu playtest aberto começa agora em fevereiro.

Publicado há

em

Dragon-Prince-RPG-playtest-0

The Dragon Prince, animação de sucesso da Netflix, vi ganhar um RPG próprio, Tales of Xadia, e seu playtest aberto inicia dia 9 de fevereiro.

Com o peso de ser uma das melhores animações da Netflix, The Dragon Prince vai ganhar um RPG próprio em breve. Mas, ainda neste mês de fevereiro, você poderá se aventurar no mundo de Xadia.

O playtest aberto foi anunciado pela Fandom Tabletop, a desenvolvedora do jogo. De acordo com as informações, Tales of Xadia irá usar o sistema Cortex RPG, que também está sendo usado no vindouro Masters of the Universe: Legends of Grayskull Tabletop RPG (o “RPG do He-man”, de forma simplificada).

“Nosso objetivo com ‘Tales of Xadia’ é capturar com autenticidade a sensação única, o mundo expansivo e as apostas épicas de The Dragon Prince”, disse Adam Bradford, produtor executivo e vice-presidente da Fandom Tabletop. “Ao entrarmos na fase de teste público, estamos ansiosos para que os fãs vejam o jogo em ação, vivenciem uma história original emocionante e compartilhem seus comentários que nos ajudarão a finalizar o jogo para o lançamento ainda este ano.”

++Leia Mais:
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos

De acordo com a equipe de RPG do Fandom, o jogo se apoia em traços e arquétipos de personagens centrados na narrativa para focar nos relacionamentos que os jogadores desenvolvem em todo o reino – desde simples amizades a alianças políticas complexas – e se aprofunda no funcionamento mágico do mundo da série.

“Este jogo tem as mesmas ricas e épicas histórias de construção do mundo que os fãs da animação já conhecem”, disseram Aaron Ehasz e Justin Richmond, co-criadores da série da Netflix em um comunicado conjunto. “Mal podemos esperar para ouvir sobre as aventuras de vocês em Xádia.”

O playtest público de Tales of Xadia começa agora, dia 9 de fevereiro de 2021, e os jogadores interessados podem se inscrever para ter acesso antecipado a partir de hoje. A pretensão é que o jogo finalizado seja lançado ainda em 2021.


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitter | YouTube




Continue lendo

RPG

RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

O universo de duas das mais famosas animações da Nickelodeon vai ganhar um RPG oficial. Prepare-se para dominar os elementos na sua mesa!

Publicado há

em

RPG-Avatar-Topo

O mundo dos dobradores de elementos das animações Avatar: O Último Mestre do Ar e A Lenda de Korra vai ganhar um RPG próprio oficial.

A Magpie Games anunciou o contrato de licenciamento conseguido com a ViacomCBS Consumer Products, detentora final dos direitos das animações, para a produção de um RPG de mesa ambientado no mundo das séries da Nickelodeon.

O CEO da Magpie Games, Mark Diaz Truman, falou sobre a animação com o projeto abraçado: “Estamos incrivelmente entusiasmados em trazer as histórias de dobradores corajosos e de amizades leais para as mesas de jogo de RPG; sabemos que há muitos fãs de ambas as séries que estão esperando há anos por este momento! Também estamos animados com a oportunidade de trabalhar com designers asiáticos como James Mendez Hodes para trazer o mundo do Avatar Aang e da Avatar Korra à vida de uma forma que seja fiel ao espírito autêntico e diversificado de ambos os programas.”

++Leia Mais:
– Avatar: The Rise of Kyoshi | Livro sobre a famosa Avatar da Terra está à caminho
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

A presidente da área de Produtos de Consumo Global da ViacomCBS, Pam Kaufman, ressaltou a credibilidade e confiança que levaram a Magpie Games a ser a empresa escolhida para levar o projeto adiante: “Acreditamos que a Magpie Games é o parceiro ideal para desenvolver um jogo de RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’. Seu compromisso em oferecer suporte a diversos conteúdos de diversos criadores, juntamente com seus produtos excepcionais, os tornou a escolha certa para trazer o mundo do Avatar para as mesas de jogo de RPG.

O Livro Básico (originalmente chamado de Core Book) do RPG tem lançamento programado para fevereiro de 2022 e, além deste, já existem planos para o lançamento de mais dois livros de suplementos: Republic City, previsto para agosto de 2022, e The Spirit World, previsto para fevereiro de 2023.

De acordo com a nota da Magpie Games o contrato entre as empresas será de “vários anos”. Pelo ritmo das previsões, se tudo correr conforme planejado, provavelmente teremos muitos livros sobre o mundo dos Avatares.

Vale ressaltar que as informações de datas são referentes ao lançamento do jogo no mercado americano. Não há qualquer notícia de lançamento dos livros no Brasil.

RPG-Avatar-Korra

Sobre ‘Avatar’

Avatar: O Último Mestre do Ar é uma animação lançada em 2005 e conta com 3 temporadas, totalizando 61 episódios. A série conta a história de Aang, o jovem e último sobrevivente de sua ordem que desperta depois 112 anos de hibernação. Aang é o Avatar da sua geração, e está 112 anos atrasado em seus afazeres como tal.

Avatar: A Lenda de Korra é a animação que conta a história da Avatar subsequente a Aang, Korra. A animação foi lançada em 2012 e teve 4 temporadas, totalizando 52 episódios.

Ambas as animações são propriedades da Nickelodeon, empresa do grupo ViacomCBS Consumer Products.


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitter | YouTube




Continue lendo

MultiGames

MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

Confira o primeiro episódio do nosso Tutorial de Roll20, uma série de vídeos que vão ajudar você a extrair o melhor dessa ferramenta.

Publicado há

em

multiversos-multigames_tutorial-roll20

É com muita alegria que podemos dizer a vocês: o canal do Multiversos no YouTube está de volta a ativa!

Para esse vídeo de retorno convidamos o grande Mauro Juliani Jr., redator da revista digital Dragão de Jade e um dos reitores da Academia de Mestres (que para fazer parte é só clicar AQUI), para desvendar as principais funcionalidades do Roll20, esta ferramenta que tem ajudado muito aos RPGistas durante esse período de pandemia. E, para ficar ainda melhor, o tutorial será todo voltado ao nosso já amado Tormenta20, o maior RPG do Brasil!

Nesse primeiro episódio, teremos um guia completo sobre o uso de Tokens e Mapas no Roll20.

Essa série de tutoriais começa hoje, 29/01, às 15h lá no canal do Multiversos no YouTube. Vai lá, se inscreve e ativa o sininho de notificações para acompanhar junto com a gente o primeiro de muitos, muitos materiais que estamos preparando para vocês no nosso canal.

Nós pretendendo trazer muita coisa legal para vocês lá no nosso canal. E prometemos que tudo será feito com o maior empenho e dedicação possível, podem ter certeza.

Confira também a Parte 2 desse tutorial:
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Roteiro e apresentação: Mauro Juliani Jr.

Edição: Damásio Neto

Direção Geral: Rafael Lima

Produção: Midivx Comunicação Digital e Multimídia

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem em PDF Editável v2.0 (duas páginas)


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitter | YouTube




Continue lendo

Filmes

Chris Pine estrelará o longa de Dungeons & Dragons

Chris Pine irá estrelar o novo filme de Dungeons & Dragons da Paramount, dos escritores Jonathan Goldstein e John Francis Daley.

Publicado há

em

dungeons-dragons-chris-pine

Chris Pine vai estrelar o próximo filme Dungeons & Dragons da Paramount e Hasbro.

O longa de adaptação do RPG de maior sucesso no mundo terá Pine no papel principal, é o que revelou o The Hollywood Reporter. O filme será dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, mais conhecidos por dirigir Game Night e escrever Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nenhum outro detalhe do enredo é conhecido no momento.

O mais antigo e popular RPG do mundo, que cativa jogadores há décadas, ganhará uma nova chance nas telonas depois que Dungeons & Dragons da New Line, de 2000, não conseguiu impressionar nem ao público nem aos críticos. Em 2015, a Warner Bros. garantiu os direitos do filme e anunciou uma mudança no sentido de adaptar o jogo, com Ansel Elgort (Baby Driver) sendo esperado para estrelar. O projeto acabou morrendo com a Paramount conquistando os direitos graças a um contrato de produção com a Hasbro.

++Leia Mais:
– Dungeons & Dragons | Filme ganha atualização de roteiro durante a quarentena
– Dungeons & Dragons | Filme ganha forte suporte com contratação de ex-executivo da Marvel

O novo filme será dirigido por Goldstein e Daley, que assumiram as funções de roteirista de Michael Gilio. Eles serão acompanhados pelo ex -produtor da Marvel Jeremy Latcham, que trocou o MCU pela eOne, braço de entretenimento de mídia da Hasbro. Latcham trabalhou anteriormente com os diretores como produtor em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele também produziu Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores: Era de Ultron para a Marvel Studios.

O nome de Pine cresceu consideravelmente ao longo dos anos, com trabalhos em filmes como a nova franquia Star Trek e a série Mulher-Maravilha da DC/Warner, bem como papéis mais dramáticos. Seu nome e familiaridade com os filmes de ação provavelmente o ajudaram a conseguir o papel que a Paramount e a Hasbro/eOne esperam que seja uma nova franquia épica. Pine estará em breve no cinema em Mulher-Maravilha em 1984.

++Leia Mais:
– Caverna do Dragão: Requiem | Roteiro original ganha excelente animação fanmade
– Principais notícias do Marvel Studios no Dia do Investidor da Disney

Dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons com Chris Pine está programado para lançamento em 27 de maio de 2022.

Fonte: CBR


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube



Continue lendo

Mais Lidos