Abracadabras e Toques de Varinha | A magia nas mesas de RPG - Multiversos
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Você simplesmente conjura um relâmpago e rola os dados de dano ou é daqueles que se concentra, move os dedos de maneira graciosa e precisa e finalmente pronuncia cuidadosamente Fulminare para conjurar?

“Venha aqui, deixe-me lhe ensinar um truque ou dois…”

A magia é algo extremamente comum em jogos de RPG. A figura do velho de mantos com um cajado que é capaz de controlar os elementos ou a bela feiticeira com uma varinha para transformar homens em porcos é muito recorrente. Isso desde a mitologia antiga, com suas enormes manifestações de magia.

Nas palavras de Allan e Elizabeth Kronzek em sua obra The Sorcerer’s Companion, “ao longo de quase toda a história ocidental, as pessoas acreditaram de fato na magia e confiavam nas forças invisíveis e sobrenaturais para exercer poder sobre os outros ou para controlar o mundo natural”. Dos gregos com seus personagens capazes de controlar os elementos e transformar pessoas — sejam deuses como Hécate ou mortais como sua sacerdotisa Medeia — aos alquimistas medievais que tentavam transformar metal em ouro — do globalmente famoso Nicolau Flamel à raramente conhecida Maria, a Judia (embora até hoje se use seu processo de “banho-maria” nas cozinhas) —, muitos acreditavam no poder sobrenatural.

Com o passar dos séculos e séculos, os conceitos do que é feitiçaria passaram por mudanças, as ciências avançaram e grande parte das pessoas vê a magia como a forma que os antigos tinham de explicar o que ainda não compreendiam. Isto é, se não estiverem numa mesa de RPG!

Ingrid Beauchamp (Rachel Boston), uma bruxa que usa feitiços em latim na série Witches of East End.

A forma como os cenários interpretam a magia é tão variada quanto eles mesmos. Alguns, como os cenários de D&D e Tormenta, veem a magia como uma força que pode ser utilizada mediante estudo, talento ou fé. Outros, como Ars Magica, a colocam em todo o contexto medieval, como algo visto com maus olhos pela sociedade, um verdadeiro pacto com o diabo. As Crônicas de Avalon a colocam como superstição, basicamente, tanto que um dos avisos ao mestre é vetar qualquer magia que seja visualmente agressiva para a realidade. Já Tragoedia não chama as forças sobrenaturais de magias, mas de intervenções divinas e pensamentos de filósofos.

Seja por talento, aprendizado, fé, arte ou simples bênção, a magia permanece presente. Magos, feiticeiros, bruxas, druidas… O denominador comum de todos eles está em lidar com forças além da compreensão normal de alguém. Seja para o bem ou para o mal, está ali a capacidade de com um gesto ou palavra conjurar uma bola de fogo ou curar ferimentos. E muitos RPGistas — e orgulhosamente me incluo nesse grupo — tem um prazer especial em interpretar esses personagens.

Para quem está pela primeira vez interpretando um mago ou um clérigo, pode ser um pouco difícil entrar em contato com sua dramatização. De fato, é um pouco chato numa mesa quando um jogador simplesmente diz: “Eu lanço bola de fogo”, e rola os dados. Assim com um guerreiro sacando sua espada descreve seus movimentos ao avançar com ela em punho, a lâmina refletindo sinistramente a luz mortiça do pôr-do-sol, um mago também deveria descrever os gestos precisos, a sensação do poder correndo entre seus dedos e moldando suas palavras num Scutum arcanorum enquanto tenta se proteger. Claro, é minha humilde opinião de mestre.

O grimório da família Gardiner, repleto de feitiçaria, na série Witches of East End.

Uma das melhores experiências que tive com a magia nas mesas foi justamente quando comecei a incentivar entre meus jogadores a criar as próprias formas de utilizar magia. E, admitamos, por que não compartilhar um pouquinho da nossa experiência? Peço licença, agora, para focar em Tormenta RPG, ainda que muito do que se encontra aqui possa ser adaptado para outros cenários (inclusive, adoraria ver as adaptações que fazem). Nós, basicamente, usamos três formas para auxiliar a interpretação da magia.

Para os clérigos e druidas (e rangers e paladinos que fazem esta opção), costumamos usar orações. Os jogadores, a maioria na hora, criam orações e apelos para sua divindade para que interfiram no mundo e os usem como canal de magia. Assim como acontece com os arcanos, as divindades geralmente interferem nas palavras e tom das orações. Nosso druida de Allihanna vem com orações que são pedidos fervorosos do tipo: “Mãe, restaure sua saúde!”, para curar ferimentos. Já Keenn, o deus da guerra, preferiria algo mais agressivo, como: “Keenn, dai-me a arma da vitória!”, para conjurar uma arma espiritual.

Os abençoados simplesmente dão ordens. Eles receberam o poder dos deuses, simplesmente, e se sentem no direito de impor sua vontade às bênçãos que receberam. Seja qual for a divindade que lhes deu o dom da magia, é sua força interior que lhe concede o poder, portanto é muito normal vê-los com: “Proteja-me do mal!”, para escudo da fé, sem se dirigir a ninguém em específico.

Os bardos variam bastante. Como sua magia vem da arte que praticam, cada um tem sua própria forma de conjura. Em nossa mesa, nossos dois bardos — um músico e uma atriz — têm formas muito distintas. Enquanto o músico conjura suas magias com rimas, a atriz usa passagens de livros e contos em suas conjurações (uma sacada incrível da jogadora, a quem tiro meu chapéu).

Com magos e feiticeiros, costumamos usar fórmulas em latim para as magias arcanas. Usar línguas antigas dá um tom sobrenatural para o mago, principalmente se combinados com gestos com as mãos, uma batida do cajado no chão ou um floreio da varinha. Além disso, feiticeiros normalmente usam verbos na primeira pessoa do singular, como Creo ignem (“eu crio fogo”) enquanto magos preferem os mesmos verbos no infinitivo, como Ignem creare (“criar fogo”). Por quê? A resposta é bem simples.

Em Tormenta, feiticeiros possuem o dom inato, a capacidade de realizar magia sem tanto esforço. É sua personalidade que o ajuda a moldar a realidade. Os magos, por sua vez, aprenderam através de estudos, fórmulas herméticas compiladas em velhos grimórios e tomos tradicionais. É sua mente e sua lógica que os faz usar magia. A escolha dos verbos e substantivos vai geralmente ao estilo do jogador e do arcano (um especialista em encantamentos utilizaria palavras diferentes de alguém dedicado à necromancia, por exemplo).

Ronald Weasley (Rupert Grint) e sua varinha. No mundo de Harry Potter, praticamente qualquer magia precisa de uma.

As palavras místicas em línguas estranhas é algo muito comum em nossa cultura. Os mais diversos livros e séries nos mostram a magia como algo tão fora de nossa rotina que até mesmo suas palavras deveriam nos ser estranhas. Mas, é claro, isso não é regra. A série Witches of East End pode usar o latim como base de suas magias (e as línguas nórdicas já na segunda temporada), mas em Charmed as palavras moldam a magia com base em rimas.

No fim das contas, tudo depende do cenário em que você se encontra. Em Tormenta teria até um pouco de graça usar a tradução dinamarquesa de “só mais cinco minutinhos” para conjurar sono. A deusa da magia, Wynna, é descrita em muitos suplementos como “uma deusa um tanto maluquinha”, nas palavras dos autores. Num cenário mais sério, como a Europa Mítica de Ars Magica, seria mais difícil vermos esse tipo de coisa.

Mas a magia não se limita apenas às palavras mágicas. O clássico D&D traz três componentes básicos de cada magia: o verbal (as palavras da conjuração), o gestual (os movimentos necessários) e o material (ingredientes usados combustível para a energia arcana), por vezes acompanhados de um foco (um objeto, no geral, para ajudar na concentração). Para a magia alarme (O Livro do Jogador 3.5, pág. 169), por exemplo, é preciso, além das palavras e gestos, um foco: um pequeno sino e um fio de prata a ser enrolado nele para que a conjuração se complete. E tudo isso é bastante razoável quando paramos para pensar que certas tradições antigas utilizavam justamente esses três estágios para suas artes mágicas.

Charles Meade (Gale Harold) usa cristais para utilizar magia no seriado The Secret Circle.

No mundo de Harry Potter, da britânica J. K. Rowling, as varinhas são quase que indispensáveis para lançar feitiços (embora nos filmes, Alvo Dumbledore use várias vezes apenas as mãos para dar vazão à mágica). O uso de palavras mágicas é dispensado na maior parte do tempo tanto em séries literárias, como A Trilogia do Mago Negro de Trudy Canavan, quanto em seriados modernos, a exemplo de Once Upon A Time, da BBC. Em Charmed e Harry Potter muitas vezes são necessárias apenas poções (das poções de derrota das irmãs Halliwell ao soro da verdade do professor Severo Snape).

Poções, varinhas e cajados, itens mágicos tão cobiçados por jogadores em mesas, são muito comuns para praticar magia desde tempos imemoriais. Na mitologia grega, Circe e Medeia eram conhecida por suas poções mágicas e Hermes tinha seu caduceu, que muitos consideram ser sua varinha ou cajado.

As mesas de RPG também têm isso, não apenas por parte dos jogadores, mas das próprias regras. O sistema D20, o mais comum, diz que para conjurar uma magia é preciso ser capaz de falar e gesticular apenas com uma das mãos, mas dá ferramentas para ignorar isso através de talentos metamágicos. Gasta-se um pouco mais de energia para ter efeitos diferentes na conjuração: Magia sem Gestos e Magia Silenciosa, ambos auto-explicativos. Existem bastões com efeitos mágicos capazes de permitir a um conjurador ignorar componentes verbais ou gestuais e habilidades para ignorar a necessidade de um componente material (como o pó de diamante no valor de no mínimo cinquenta peças de ouro para se conjurar dificultar detecção em D&D).

Poções, como as feitas por Regina Mills (Lana Parilla) em Once Upon A Time, também são formas de magia.

Os ingredientes de poções mais clássicos, olho de salamandra e perna de sapo, foram introduzidos por Shakespeare em sua peça Macbeth, junto com outros ingredientes no mínimo incomuns. Seus ingredientes e até mesmo as falas da cena das três bruxas foram incorporados à trilha sonora de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban pelo compositor John Williams sem praticamente nenhuma alteração. E foram, mais uma vez, trazidos ao RPG: o MMORPG Runescape utiliza olho de salamandra como ingrediente principal de suas poções.

E como falar de ingredientes principais sem nos lembrar saudosamente do Tio Chan, de As Aventuras de Jackie Chan. Um perfeito mago (e lutador de artes marciais), tinha como marca registrada um baiacu seco e uma lagartixa velha como instrumentos de magia, além de seu mantra em cantonês, “Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao”, que significa algo como “demônios malignos e espíritos malevolentes, vão embora”. Há componentes materiais, na forma de suas poções, instrumentos mágicos de foco e as palavras mágicas, sem contar em todos os rituais que fazia para banir os demônios de volta às suas dimensões.

Viviane (Anjelica Huston), a Senhora do Lago, pede à Deusa uma interferência mágica pela magia cerimonial em As Brumas de Avalon.

Tudo isso reflete à magia cerimonial, algo um tanto incomum em RPG de fantasia medieval, mas que está mais presente em cenários de horror ou onde a magia é limitada. Crônicas de Avalon, por exemplo, é baseada nas obras literárias de Bernard Cornwell (As Crônicas de Artur) e Marion Zimmer Bradley (As Brumas de Avalon). Nesses cenários, a magia apenas é obtida através de rituais muito precisos, mantidos em tradições seculares.

A magia pode ser vista de muitas formas. Comum, misteriosa, prática, espiritual, hermética, científica, artística, antiga ou moderna… E isso desde a antiguidade! Então, diga-me, seu mago já usou aquele feiticinho pra esquentar o café hoje ou prefere guardar a grande arte para fins mais nobres como expulsar os inimigos do reino?

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Tormenta 20 | Confira a nova Ficha T20 Edição Jogo do Ano

Mais uma edição da nossa FichaT20, agora para Tormenta20 Edição Jogo do Ano!

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Tormenta20, o maior sucesso RPG brasileiro, já ganhou uma reimpressão do seu livro básico e, como não podia deixa de ser, nós trazemos aqui para vocês a nossa Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano!

Veja também nossas outras fichas:
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 2.0 (duas páginas)
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 1.8.1 (uma página)
– Império de Jade | Ficha T em sua versão oriental
– Tormenta RPG | Ficha T em Excel (3.0.3)
– Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Seguindo o nosso padrão de tentar sempre manter uma versão da nossa FichaT20 atualizada para vocês, nós trazermos (com atraso, confesso) a mais nova edição da ficha oficial do jogo, naquela nossa versão editável e “semi-automática”.

Via de regra a nova ficha funciona exatamente igual as nossas edições anteriores. Assim sendo, acreditamos que vocês já saibam que temos um botão de limpar a ficha (ali no “olho da tormenta”), algumas automatizações e algumas simplificações (como os campos descritivos, onde apenas colocamos um grande quadro para que você possa descrever o que quiser dentro sem ter limitações).

Então, sem mais delongas, façam o download da versão no link abaixo e, por favor, sempre que precisar da ficha ou for compartilhar com um amigo, manda o link da nossa página! Isso nos ajuda demais a saber o quanto o nosso trabalho está chegando aos outros e nos permite saber que estamos ajudando a comunidade de alguma forma. 😉

Download Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano v.1.0

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fala com a gente nas nossas redes sociais que estão aqui abaixo!


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RPG

Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Confira a primeira versão da nossa Ficha V5, uma versão em PDF editável da ficha de personagem da 5ª edição de Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo!

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Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo — senão O maior — chegou ao Brasil com a sua 5ª edição pelas mãos da Galápagos Jogos e nós, atendendo a um total de zero pedidos, tornamos a versão em PDF disponibilizada pela editora em uma ficha editável.

De nada. 😉

Antes de mais nada, precisamos deixar claro algumas “coisas”:

1ª coisa: Essa ficha foi feita despretensiosamente por alguém (eu, no caso) que tem ZERO conhecimento do V5. Então, basicamente, eu peguei a ficha em PDF, supus como seria mais ou menos o processo de preenchimento, e trabalhei na versão editável dessa forma.

E aí você pode me perguntar: “Mas, porquê você não leu o livro antes de fazer a ficha?”, e eu te respondo: “Porque não tenho o livro.” (Ajuda nóis, Galápagos!)

Apesar de gostar muito da ideia de ambientação, infelizmente Vampiro nunca foi o foco de interesse do restante do meu grupo de RPG, que sempre esteve muito ocupado rastejando em masmorras e caçando dragões. Então, deixo aqui um pedido a você, amigão que vai baixar essa ficha e ficar indignado por ela não estar “como deveria”: Por favor, nos dê feedbacks com dicas e sugestões de melhorias que, com certeza, as próximas versões serão melhores. (Nossa FichaT20 evoluiu assim.)

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

2ª coisa: Nossa FichaV5 conta com um botão de “Reset” da ficha. Com esse botão você poderá limpar a ficha por completo, caso queira/precise. O botão fica localizado no ícone abaixo do logotipo “Vampiro: A Máscara”, como mostrado na imagem abaixo:

Vampiro_A_Mascara_-_Ficha_de_Personagem_Editavel_-_Botao_de_limpar_a_ficha-

Local do botão de “Reset” da FichaV5.

Dito isso, creio que o restante do processo de preenchimento da nossa ficha de personagem editável para Vampiro: A Máscara será bem intuitivo para os amantes do sistema. E, lembrem-se, caso achem necessário, nos informem como podemos melhorar a ficha.

Download Ficha V5 v.1.0


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RPG

Quer material grátis para incrementar suas aventuras? Conheça a ‘Dragão de Jade’!

A Dragão de Jade é uma iniciativa gratuita com conteúdo para ‘Império de Jade’ e ‘Tormenta20’.

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Então, você, meu amigo, está em busca de material para incrementar sua campanha de ‘Império de Jade’, RPG brasileiro que, infelizmente, só teve o seu livro básico lançado e, eventualmente, ganha “DLCs” na Revista Dragão Brasil? Nós vamos te apresentar uma solução: a revista digital Dragão de Jade!

Desde os meados de 2019, o blog Dragão de Jade buscou criar conteúdo para o cenário de RPG Império de Jade, publicado pela Jambô Editora.

No ano de 2020 foi anunciada, junto ao financiamento coletivo do novo livro Tormenta20, a criação da Iniciativa T20, uma plataforma que irá agregar muitos outros materiais dedicados a Tormenta e seus cenários irmãos (Império de Jade e Reinos de Moreania). Isto posto, o blog Dragão de Jade resolveu fazer alguns testes criativos antes de começar a desenvolver suas ideias para a Iniciativa T20. Assim nasceu a Revista Dragão de Jade, que atualmente está na sua quinta edição.

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

Como de praxe, a revista traz materiais não apenas para Império de Jade, mas também Tormenta20. Além de contos e um papo com Mestres, ajudando com dicas e assuntos sérios que são bem legais de serem abordados com os jogadores.

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Clique na imagem para BAIXAR a sua edição.

A revista

Caso tenha ficado curioso com o que é apresentado na revista, resolvemos fazer uma pequena resenha de algumas colunas que você pode encontrar na edição:

  • Conto: O conto desta edição, intitulado “Sem-Nome”, retrata a história de um Trog escravizado, criado unicamente para lutar em uma arena em Tiberius. Entretanto, as mudanças do mundo fazem com que ele busque um novo caminho para a sua vida.
  • PdM (Papo de Mestre): Em “Hermenêutica rpgística”, é discutido os reais objetivos das regras em RPG pelo ponto de vista de um “advogado” (e não só de regras).
  • Tormenta20: Uma nova raça que existe apenas no Deserto da Perdição, graças a uma rixa eterna entre o Deus-Sol, Azgher, e a sua rival, Tenebra, a Deusa da Noite.
  • Unboxing: Essa coluna é dedicada a falar de sistemas ou cenários novos. Nessa edição é comentado sobre City of Mist, um RPG baseando em quadrinhos Noir.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial
– RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

Onde encontrar?

É possível baixar de graça todas as cinco edições da revista no próprio blog da Dragão de Jade. Lá você também vai ter acesso a muito conteúdo entre aventuras, itens, NPCs para sua mesa, novas classes ou raças, e muito mais, não apenas de Império de Jade, mas também para T20.

Você pode acompanhar isso e muito mais nas redes sociais deles no Facebook, Instagram e Twitter.


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RPG

Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial

Projeto desenvolvido por fã apresenta de forma aprofundada a região da Grande Savana, território quase inexplorado do cenário de Tormenta

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Ilustração: Khadijah Khatib

A ‘Iniciativa T20’, presente nas metas do financiamento coletivo de Tormenta 20, ainda não saiu do papel, mas já têm em Grande Savana um provável lançamento de sucesso.

Quando Tormenta20 bateu todos os recordes no Catarse, uma das metas extras presentes no projeto era a criação da Iniciativa T20: uma plataforma para a publicação e venda de livros digitais de Tormenta feitos por fãs. Pensando nisso, vários fãs do sistema já começaram a se movimentar para produzir os seus próprios materiais para o cenário.

Com a proposta de apresentar um material completamente novo, que revele as particularidades e nuances de uma das maiores regiões em extensão territorial de Tormenta, nasce o livro digital fanmade, Grande Savana.

Idealizado e produzido por Guilherme Viana, ‘Grande Savana’ é um mini cenário feito de fã para fã que visa desenvolver uma região de Arton, até aqui, pouco explorada pelos autores do cenário.

Em Grande Savana, Tormenta ganha um ambiente totalmente novo para suas aventuras. Fugindo da ideia de uma sociedade simplesmente tribal, o autor Guilherme Viana aposta em uma sociedade mística intimamente ligada à referencias africanas reais, sim, mas que abraça a um certo avanço tecnológico por influência de grandes obras que se referenciam no afrofuturismo, como o filme Pantera Negra.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

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“Cada raça da savana tem sua própria forma de lidar com a magia.” Ilustração: Iga ‘Igson’ Oliwiak

Explorando a Savana

No livro conhecemos Kumbali, um reino-consulado fruto do árduo trabalho do seu atual Rei e antes guerreiro sagrado de Maedê (paladino de Valkaria), Chaka W’Tabi, que tem vem tentando unificar toda a savana sob uma única liderança. Além deste, temos a sombria cidadela de Tairobi e o sangrento território de Wameno.

Para além da apresentação do cenário, o livro traz novas raças, todas muito bem apresentadas e ilustradas, fortemente baseadas na cultura africana. Também temos uma nova classe aqui, o Idã, uma espécie de warlock, alguém que fez um pacto de lealdade com alguma entidade poderosa em troca de poder.

Vale ressaltar que, por se tratar de um trabalho de fã e sem fins lucrativos, as ilustrações usadas no livro não foram adquiridas para dar vida a obra. Todas, ou quase todas, as imagens usadas são devidamente creditadas aos seus devidos proprietários e usadas no manual apenas como forma de representar visualmente aquilo que o autor está buscando descrever. Eventualmente, em uma vindoura publicação do material como parte da Iniciativa T20, o livro deve ganhar artes próprias que casem mais com o estilo de artes do Tormenta20.

O livro termina suas páginas apresentando a visão dos povos da Grande Savana quanto ao panteão artoniano. E, fugindo de ser apenas uma reescrita de um conteúdo já existente, o texto adapta a percepção do povo em relação aos deuses, trazendo novas perspectivas para as divindades. Por exemplo, Thyatis, a fênix flamejante, deus da ressureição e das segundas chances, aqui é Unabi, um aracnídeo que “analisa a teia da vida e os destinos”, e seus devotos podem, durante o combate, fechar os olhos e, por 1PM, “seu corpo passa a prever o futuro próximo e você recebe um bônus de Defesa igual ao seu modificador de Sabedoria”. Simplesmente genial!

Não satisfeito com o seu trabalho, o autor Guilherme Viana já produziu seu primeiro suplemento para Grande Savana, o Guia de NPCs.

++Leia Mais:
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Onde ler ‘Grande Savana’?

Se você gostou da ideia, faça o download grátis dos dois manuais da Grande Savana já lançados pelo Guilherme Viana abaixo:

Grande-Savana-Tormenta-Base

Clique na imagem para fazer o download

Grande-Savana-Tormenta-Guia-de-NPCs

Clique na imagem para fazer o download

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E adquira o seu Tormenta20 no site da Jambô Editora: AQUI.


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RPG

RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

The Dragon Prince, uma das melhores animações da Netflix, vai ganhar um RPG próprio e o seu playtest aberto começa agora em fevereiro.

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The Dragon Prince, animação de sucesso da Netflix, vi ganhar um RPG próprio, Tales of Xadia, e seu playtest aberto inicia dia 9 de fevereiro.

Com o peso de ser uma das melhores animações da Netflix, The Dragon Prince vai ganhar um RPG próprio em breve. Mas, ainda neste mês de fevereiro, você poderá se aventurar no mundo de Xadia.

O playtest aberto foi anunciado pela Fandom Tabletop, a desenvolvedora do jogo. De acordo com as informações, Tales of Xadia irá usar o sistema Cortex RPG, que também está sendo usado no vindouro Masters of the Universe: Legends of Grayskull Tabletop RPG (o “RPG do He-man”, de forma simplificada).

“Nosso objetivo com ‘Tales of Xadia’ é capturar com autenticidade a sensação única, o mundo expansivo e as apostas épicas de The Dragon Prince”, disse Adam Bradford, produtor executivo e vice-presidente da Fandom Tabletop. “Ao entrarmos na fase de teste público, estamos ansiosos para que os fãs vejam o jogo em ação, vivenciem uma história original emocionante e compartilhem seus comentários que nos ajudarão a finalizar o jogo para o lançamento ainda este ano.”

++Leia Mais:
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos

De acordo com a equipe de RPG do Fandom, o jogo se apoia em traços e arquétipos de personagens centrados na narrativa para focar nos relacionamentos que os jogadores desenvolvem em todo o reino – desde simples amizades a alianças políticas complexas – e se aprofunda no funcionamento mágico do mundo da série.

“Este jogo tem as mesmas ricas e épicas histórias de construção do mundo que os fãs da animação já conhecem”, disseram Aaron Ehasz e Justin Richmond, co-criadores da série da Netflix em um comunicado conjunto. “Mal podemos esperar para ouvir sobre as aventuras de vocês em Xádia.”

O playtest público de Tales of Xadia começa agora, dia 9 de fevereiro de 2021, e os jogadores interessados podem se inscrever para ter acesso antecipado a partir de hoje. A pretensão é que o jogo finalizado seja lançado ainda em 2021.


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RPG

RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

O universo de duas das mais famosas animações da Nickelodeon vai ganhar um RPG oficial. Prepare-se para dominar os elementos na sua mesa!

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O mundo dos dobradores de elementos das animações Avatar: O Último Mestre do Ar e A Lenda de Korra vai ganhar um RPG próprio oficial.

A Magpie Games anunciou o contrato de licenciamento conseguido com a ViacomCBS Consumer Products, detentora final dos direitos das animações, para a produção de um RPG de mesa ambientado no mundo das séries da Nickelodeon.

O CEO da Magpie Games, Mark Diaz Truman, falou sobre a animação com o projeto abraçado: “Estamos incrivelmente entusiasmados em trazer as histórias de dobradores corajosos e de amizades leais para as mesas de jogo de RPG; sabemos que há muitos fãs de ambas as séries que estão esperando há anos por este momento! Também estamos animados com a oportunidade de trabalhar com designers asiáticos como James Mendez Hodes para trazer o mundo do Avatar Aang e da Avatar Korra à vida de uma forma que seja fiel ao espírito autêntico e diversificado de ambos os programas.”

++Leia Mais:
– Avatar: The Rise of Kyoshi | Livro sobre a famosa Avatar da Terra está à caminho
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

A presidente da área de Produtos de Consumo Global da ViacomCBS, Pam Kaufman, ressaltou a credibilidade e confiança que levaram a Magpie Games a ser a empresa escolhida para levar o projeto adiante: “Acreditamos que a Magpie Games é o parceiro ideal para desenvolver um jogo de RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’. Seu compromisso em oferecer suporte a diversos conteúdos de diversos criadores, juntamente com seus produtos excepcionais, os tornou a escolha certa para trazer o mundo do Avatar para as mesas de jogo de RPG.

O Livro Básico (originalmente chamado de Core Book) do RPG tem lançamento programado para fevereiro de 2022 e, além deste, já existem planos para o lançamento de mais dois livros de suplementos: Republic City, previsto para agosto de 2022, e The Spirit World, previsto para fevereiro de 2023.

De acordo com a nota da Magpie Games o contrato entre as empresas será de “vários anos”. Pelo ritmo das previsões, se tudo correr conforme planejado, provavelmente teremos muitos livros sobre o mundo dos Avatares.

Vale ressaltar que as informações de datas são referentes ao lançamento do jogo no mercado americano. Não há qualquer notícia de lançamento dos livros no Brasil.

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Sobre ‘Avatar’

Avatar: O Último Mestre do Ar é uma animação lançada em 2005 e conta com 3 temporadas, totalizando 61 episódios. A série conta a história de Aang, o jovem e último sobrevivente de sua ordem que desperta depois 112 anos de hibernação. Aang é o Avatar da sua geração, e está 112 anos atrasado em seus afazeres como tal.

Avatar: A Lenda de Korra é a animação que conta a história da Avatar subsequente a Aang, Korra. A animação foi lançada em 2012 e teve 4 temporadas, totalizando 52 episódios.

Ambas as animações são propriedades da Nickelodeon, empresa do grupo ViacomCBS Consumer Products.


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MultiGames

MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

Confira o primeiro episódio do nosso Tutorial de Roll20, uma série de vídeos que vão ajudar você a extrair o melhor dessa ferramenta.

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É com muita alegria que podemos dizer a vocês: o canal do Multiversos no YouTube está de volta a ativa!

Para esse vídeo de retorno convidamos o grande Mauro Juliani Jr., redator da revista digital Dragão de Jade e um dos reitores da Academia de Mestres (que para fazer parte é só clicar AQUI), para desvendar as principais funcionalidades do Roll20, esta ferramenta que tem ajudado muito aos RPGistas durante esse período de pandemia. E, para ficar ainda melhor, o tutorial será todo voltado ao nosso já amado Tormenta20, o maior RPG do Brasil!

Nesse primeiro episódio, teremos um guia completo sobre o uso de Tokens e Mapas no Roll20.

Essa série de tutoriais começa hoje, 29/01, às 15h lá no canal do Multiversos no YouTube. Vai lá, se inscreve e ativa o sininho de notificações para acompanhar junto com a gente o primeiro de muitos, muitos materiais que estamos preparando para vocês no nosso canal.

Nós pretendendo trazer muita coisa legal para vocês lá no nosso canal. E prometemos que tudo será feito com o maior empenho e dedicação possível, podem ter certeza.

Confira também a Parte 2 desse tutorial:
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Roteiro e apresentação: Mauro Juliani Jr.

Edição: Damásio Neto

Direção Geral: Rafael Lima

Produção: Midivx Comunicação Digital e Multimídia

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem em PDF Editável v2.0 (duas páginas)


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Filmes

Chris Pine estrelará o longa de Dungeons & Dragons

Chris Pine irá estrelar o novo filme de Dungeons & Dragons da Paramount, dos escritores Jonathan Goldstein e John Francis Daley.

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Chris Pine vai estrelar o próximo filme Dungeons & Dragons da Paramount e Hasbro.

O longa de adaptação do RPG de maior sucesso no mundo terá Pine no papel principal, é o que revelou o The Hollywood Reporter. O filme será dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, mais conhecidos por dirigir Game Night e escrever Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nenhum outro detalhe do enredo é conhecido no momento.

O mais antigo e popular RPG do mundo, que cativa jogadores há décadas, ganhará uma nova chance nas telonas depois que Dungeons & Dragons da New Line, de 2000, não conseguiu impressionar nem ao público nem aos críticos. Em 2015, a Warner Bros. garantiu os direitos do filme e anunciou uma mudança no sentido de adaptar o jogo, com Ansel Elgort (Baby Driver) sendo esperado para estrelar. O projeto acabou morrendo com a Paramount conquistando os direitos graças a um contrato de produção com a Hasbro.

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O novo filme será dirigido por Goldstein e Daley, que assumiram as funções de roteirista de Michael Gilio. Eles serão acompanhados pelo ex -produtor da Marvel Jeremy Latcham, que trocou o MCU pela eOne, braço de entretenimento de mídia da Hasbro. Latcham trabalhou anteriormente com os diretores como produtor em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele também produziu Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores: Era de Ultron para a Marvel Studios.

O nome de Pine cresceu consideravelmente ao longo dos anos, com trabalhos em filmes como a nova franquia Star Trek e a série Mulher-Maravilha da DC/Warner, bem como papéis mais dramáticos. Seu nome e familiaridade com os filmes de ação provavelmente o ajudaram a conseguir o papel que a Paramount e a Hasbro/eOne esperam que seja uma nova franquia épica. Pine estará em breve no cinema em Mulher-Maravilha em 1984.

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Dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons com Chris Pine está programado para lançamento em 27 de maio de 2022.

Fonte: CBR


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