RPG

Tormenta 20 | Ficha de personagem editável em PDF v 1.6 (para PC e Celular)

FichaT20: Versão 1.6 da Ficha de Personagem de Tormenta 20, RPG da Jambô Editora, responsável pelo maior financiamento coletivo do Brasil.

Publicado há

em


Sim! Já temos uma nova versão com correções da nossa FichaT20.

Estamos cada dia mais perto da versão final de Tormenta 20, nova edição do mais famoso RPG brasileiro, lançado pela Jambô Editora. Tal edição chegará com o lançamento da versão 1.1 — já em processo de correção e revisão, segundo o Guilherme Dei Svaldi — e, logo em seguida, teremos o início da confecção da versão física para os apoiadores do maior Financiamento Coletivo do Brasil.

Nós do Multiversos também sentimos que estamos cada vez mais próximos da versão final da nossa FichaT20 em PDF. Temos aqui para vocês mais uma versão com correções, buscando sempre tornar a versão básica da ficha de personagem de Tormenta 20 mais completa e simples e usar.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Confira imagens da capa do livro e de outras recompensas
– A Flecha de Fogo | Crítica do novo romance do escritor Leonel Caldela

Dessa vez, procurando minimizar os feedbacks por simples confusão, vamos tentar deixar clara algumas particularidades da FichaT20 em relação a alguns campos que influenciam outros campos:

Nível

A nossa Ficha de Tormenta 20 calcula automaticamente o seu bônus de Treinamento em Perícias, de acordo com o seu nível. Portanto, é importante lembrar de sempre manter um valor entre 1 e 20 no campo nível senão, ao escolher uma perícia para treinar, o valor do treino será 0 (zero).

Atributos e Modificadores

Ao definir seus valores de Atributo seus modificadores serão calculados automaticamente e lançados nas suas Perícias correspondentes.

O mesmo NÃO acontece com os modificadores de atributo que incidem nos seus PVs, PMs, Bônus de Ataque e Dano, e demais poderes/habilidades. Lembrem que esses modificadores precisam ser incluídos por vocês ao montarem suas fichas.

Defesa: Armadura, Escudo e Penalidades

A FichaT20 calcula automaticamente o total da Defesa somando os valores de Modificador de Destreza, Bônus de Armadura e Bônus de Escudo ao valor base de 10. Quaisquer Outros bônus precisam ser especificados no campo correspondente na ficha.

Caso o seu personagem use Armadura Pesada, que faz com que ele perca o bônus do Modificador de Destreza na Defesa, basta você marcar o campo Armadura Pesada, do lado esquerdo da sua designação de Armadura. Assim, o bônus do Modificador de Destreza será desconsiderado do calculo final da Defesa do personagem.

Os campos Defesa e Penalidade, que estão dentro da área de descrição Armadura & Escudo, precisam ser informados de forma POSITIVA (Ex.: Defesa 5. Penalidade 1, não -1). Os valores de Penalidade de Armadura são subtraídos automaticamente do valor total das Perícias que são afetadas pela penalidade.

++Leia Mais:
– O Inimigo do Mundo | Primeiro romance da trilogia tormenta
– Review | Leonel Caldela e ‘A Flecha de Fogo’ na CCXP

Perícias

Deixamos essa informação por último para deixar claro algumas coisas:

  1. O cálculo das perícias é a parte mais “trabalhosa” ao se fazer a ficha de personagem no RPG, pois são vários pequenos cálculos que vão mudando, basicamente, a cada nível ou a cada dois níveis. Ou seja, é um eterno retrabalho a cada mudança de nível ou aumento de atributo. Não estamos dizendo que é difícil, apenas chato. Repetitivo. Por isso automatizamos o processo;
  2. Infelizmente, como nem tudo são flores, até a automatização aqui é complicada pois, em Tormenta 20, nem sempre as Perícias usam os Modificadores de Atributo padrão que estão definidos para elas. Por isso, deixamos os Modificadores de Atributo editáveis, para que, caso seja necessário, você possa substituir um bônus por outro. Infelizmente, como o Adobe Acrobat não é a melhor plataforma para se programar, ao executar um script qualquer na Ficha o valor do atributo original voltará ao seu lugar. Por exemplo:
    1. Você mudou o seu bônus de Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, pelo Modificador de Destreza. Ele vai ficar lá, tranquilo, de boas… Lindão. Até que você vai e marca o campo Armadura Pesada… Ao executar o script de Armadura Pesada o Adobe Reader vai fazer o bônus de Modificador de Atributo da sua perícia Atletismo voltar ao valor do Modificador de Força inicial.

Infelizmente, até o momento, não sabemos como resolver esse problema. AINDA!

Mas, para que você consiga usar a Ficha T20 da melhor forma possível, deixamos aqui uma dica/sugestão:

Faça toda a sua ficha — toda, completinha, TUDO — ANTES de fazer as mudanças em qualquer Modificador de Atributo em alguma perícia. Você faz a ficha toda e, por último, muda os bônus de atributo das perícias que preferir e salva. Com isso a ficha estará pronta como você quer mas, lembre-se, qualquer eventual script rolado vai trazer os valores dos modificadores de atributo originais de volta.

Lembrando mais uma coisinha sobre Perícias:

As perícias Somente Treinadas ficam com os valores finais zerados a menos que sejam selecionadas como treinadas. Ou seja, essas perícias só terão valores diferentes de zero caso tenham seus campos de seleção ‘Treino’, aquele quadradinho cinza do lado esquerdo do nome da perícia, marcados.

Algumas pequenas mudanças que fizemos nessa versão ficha foram:

  • Incluímos o campo CARGA, dentro da área Equipamento, conforme solicitado por muitos jogadores;
  • Fizemos uma pequena mudança estética nos quadros de seleção de Perícias e Armadura Pesada. Acreditamos que ficou mais agradável o visual com essa mudança;
  • Corrigimos o problema que havia no campo das perícias em que, ao mudar o bônus de atributo de uma perícia, todos os bônus baseados no mesmo atributo mudavam. Por exemplo: Você mudou o seu bônus do Modificador de Força, que incidia na perícia Atletismo, de 2 para 4 (para simular o efeito de ganhar, em Atletismo, o bônus do Modificador de Destreza). Com isso, de forma errada, TODAS as outras perícias baseadas em Força, que tinham o seu bônus de atributo de 2, eram mudadas para um bônus de 4. Agora esse erro não ocorre mais. Apenas a perícia mudada sofre a alteração, como sempre deveria ter sido.

Versões ‘a’ e ‘b’

Como a versão 1.5 da FichaT20 trouxe duas versões da ficha, com cabeçalhos diferentes em cada uma, e que aparentemente agradou a muitos, a versão 1.6 também contará com as duas versões atualizadas.


Então, galera, mais uma vez, muitíssimo obrigado pelos feedbacks e palavras de apoio. O retorno e satisfação de vocês é o nosso combustível.

Mais uma vez reforço o pedido que já fiz antes: nos sigam nas nossas redes sociais (de preferência, nos deem uma força especial para a gente conseguir um dia, quem sabe aquele “poder” do stories do Instagram chamado “Arrastar Para Cima”. É necessário muitos níveis para atingir esse feito… 😛 ). Infelizmente a qualidade do trabalho que desempenhamos aqui não conta muito para que nós angariemos novos parceiros para o site. Melhores números lá nas nossas redes nos ajudariam MUITO. Contamos com vocês! 😉

EDIT.: Versão 2.0 em PDF.

Download Ficha T20 v. 1.6a

(versão com cabeçalho padrão)

Download Ficha T20 v. 1.6b

(versão com cabeçalho modificado)

++ Leia Mais:
Tormenta RPG | FichaT v.3.0.3 (em Excel)
Império de Jade | FichaT em sua versão oriental (em Excel)


Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter


Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile