Hoje vou falar um pouco sobre um Studio de animes que sempre nos surpreende a cada filme lançado, Studio Ghibli.
“Simplesmente não sei o que dizer sobre quão bom são esses filmes, poderia escrever uma dissertação do Enem com o mesmo tamanho do livro de Crônicas de Fogo e Gelo, e não seria o bastante. ”
O Studio Ghibli foi fundado em 1985 e desde então só tem nos deixado perplexos com tanta coisa boa que é produzida por eles, em especial o grande Hayao Miyazaki e Isao Takahata, com suas grandes produções como, Meu Vizinho Totoro, A Viagem de Chihiro e Princesa Mononoke (esses são os meus preferidos), e dirigido recentemente pelo o Isao Takahata, O Conto da Princesa Kaguya, que entra agora na lista das animações que eu mais gosto do Studio.
Os filmes produzidos pelo o Studio são sempre bem recebidos, tanto pela a crítica como pelo o público. Como por exemplo a animação Túmulo dos Vagalumes, que é considerada um dos melhores filmes de guerra já feito. A forma como é retratada a segunda guerra mundial pelo o ponto de vista dos japoneses e como é relatada a história de Seita e Setsuko, os dois irmãos cujo o pai foi convocado para defender o Japão na guerra e que ainda teve a mãe morta por um bombardeio de aviões norte americanos. Nesse filme Isao Takahata trabalha divinamente, mostrando quão difícil foi para os japoneses naquela época com a miséria que o país passou.
A Viagem de Chihiro é outra coisa linda de se ver, o filme é simplesmente a única animação de língua não americana a ter um Oscar. A premiação foi em 2003, e ganhou um Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2002, é considerado o décimo melhor filme da história do cinema. O filme é dirigido por Hayao Miyazaki, e conta as aventuras da jovem Chihiro, que após se mudar para uma nova cidade, seus pais são transformados em porcos por uma feiticeira que a faz trabalhar para ela; Enquanto trabalha, Chihiro tenta descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.
Diferente dos animes convencionais, o Studio Ghibli não utiliza computação gráfica, seus personagens e cenários são totalmente feitos à mão e suas produções costumam demorar de 5 a 8 anos para serem concluídas. O estúdio coleciona prêmios por suas criações, e em 1996 fez uma parceria com a Disney, fazendo com que os filmes ficassem ainda mais conhecidos. Um fruto dessa parceria foi o reconhecimento mundial do filme A Viagem de Chihiro e Oscar que ganharam de melhor animação.
Em agosto de 2014 saiu uma reportagem sobre a aposentadoria de Hayao Miyazaki, com isso foi especulado que o Studio estaria entrando em falência e que em breve iria fechar as portas, mas tudo não passou de boatos, até hoje o Studio esta lançando suas belas animações e nos deixando muito bem com elas.