Lembro-me que, há alguns anos, quando comecei a ler quadrinhos (tá… já faz bastante tempo! Hehehe) imaginar uma cena de quadrinhos nacionais forte e relevante era algo meio que difícil. Não que em nosso país não possuíssemos grandes talentos, mas temos o péssimo hábito de sempre olhar para o mercado externo e esquecer de dar aquela olhada com carinho aqui para os nossos artistas e produtores de quadrinhos.
Mas uma coisa que pudemos observar nestes últimos anos é justamente uma nova postura do público. Estamos apreciando mais o nosso produto interno e a produção nacional está cada vez mais forte e consolidada.
Exemplos de eventos como o FIQ, que mostraram a força dos nossos artistas lidando diretamente com o público e recebendo esse feedback, são de extrema importância tanto para quem trabalha com quadrinhos como para quem consome a 9° arte.
E nossa cidade não fica fora desse crescimento, não! Temos quadrinhos aqui em terras alencarinas, sim! E o melhor, quadrinhos de qualidade. E com esse foco e essa força cada vez mais constante é que um grupo de amigos, unidos pela paixão a esse mundo tão rico, uniram-se na organização do DQN 2016. David Tomás, Thiago Ferreira, Lorena Dias e Eduardo Silva (Gibiteca de Fortaleza), uniram forças e com muito esforço organizaram o DQN.
Mas o que é o DQN?
Em 1984 foi estabelecida a data de 30 de janeiro como “O dia do quadrinho nacional”. A data foi escolhida pois, neste dia, fora publicado por Ângelo Agostini, na revista Vida Fluminese (1868 – 1875), uma historia em quadrinhos que é tida como a 1° história em quadrinhos publicada no Brasil: As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem a Corte.
E Fortaleza terá o seu Dia do Quadrinho Nacional em grande estilo, pois não será apenas um único evento. Com uma visão muito ampla, o grupo de amigos criou também um grande Artists’ Alley em um dos shoppings aqui de nossa capital. Ali será o nosso ‘Beco dos Artistas’. Um local exclusivo onde os talentos locais vão expor seus trabalhos, fazer commissions e sketches na hora, vender e conhecer esse publico que só tem crescido.
No dia 16 de janeiro, às 14 horas no Shopping Benfica, estão confirmadas as presenças no Artits’ Alley:
Daniel Costa, Dharilya, Diego José, Erivas, Éverton Veras, Francisco Oliveira, Jean Sinclair, Maxwell Duarte, Milene Correia, Netuno Press, Pow Rodrix, Rafael Dantas e Ricardo Lira.
O dia 17, também no Shopping Benfica, teremos oficinas de desenho básico com Diego Silveira, composição fotográfica com Eduardo Silva e Roteiro Básico com Diogo José.
Para finalizar no dia 30 de janeiro, na Gibiteca de Fortaleza, acontecerá o DQN, com as presenças de Alzir Alves (Rascunho Studio), Daniel Brandão (Estúdio Daniel Brandão) e José Luis (Conan…aí sim!!!)
Esperamos todos mostrando a força não só dos nossos quadrinistas, mas de nossos leitores que estão famintos por bons trabalhos e só querem ver a cena cada vez maior e mais consolidada.
Comecei muito cedo a consumir cultura pop, graças a minha Santa Avozinha que me presenteou com a edição A Espada Selvagem de Conan N° 14. Tenho a absoluta certeza que Jack “The King” Kirby é mais importante para o universo dos quadrinhos que Stan “The Man” Lee. Sou fã de Star Wars, Lord Of The Rings, Poderoso Chefão, Batman e Wolverine. Amante de bons filmes e louco por pudim e Doritos picante.