Editorial | Opinião

A Era dos Spoilers

Publicado há

em


 

O termo spoiler tem origem no verbo inglês TO SPOIL que, traduzindo para o nosso bom e amado português, significa estragar.

Sua mais recente forma de utilização é quando recebemos de alguma fonte de informação, seja site, revistas, redes sociais ou mesmo aquele “amigo” estraga prazeres, algo que ainda não sabemos sobre alguma obra especifica.

Nos últimos anos com o “advento da internet” (rsrsrsrs), percebemos esse comportamento cada vez mais presente nas pessoas que seguimos em nosso mundinho virtual. Eu gosto de chamar de a corrida de quem viu primeiro.

“Vou postar a foto do ‘fulano’ morto! Hehehehe”

E as pessoas não querem apenas informar aos outros que viram ou leram algo antes deles, elas precisam exibir essa informação de forma aberta e sem qualquer filtro em seus “outdoors virtuais”, e é aí onde mora o perigo. Nem todos desejam receber essa informação na cara!

O que essas pessoas perderam foi a noção de que, muitos de nós, gostamos de ser surpreendidos!

É maravilhoso sentar na cadeira do cinema, ver um episódio novo de sua série favorita ou começar a ler um quadrinho ou um livro, de mente livre! Sentir toda a tensão e dificuldades que aquela personagem está passando, descobrir que, na verdade, alguém estava morto o tempo todo, ou que outro era fruto da mente doentia e vazia de alguém, é algo que estamos perdendo cada vez mais!

E ainda existem as questões de validade da obra, “Ah! Se o filme tem dez anos, a culpa é dele que não viu!”.

“Como é? Você ainda não assistiu ‘O Sexto Sentido’? Vem cá, deixa eu te contar uma coisinha…”

E quem disse que somos obrigado a ver algo? Muito menos saber de momentos específicos de tal obra por que alguém não sabe se controlar?!

Parece que hoje é proibido não conhecer tudo!

Eu quero ver ou ler algo de dez anos atrás, e ter a mesma surpresa de quem viu na época em que foi lançado!

“Sem spoilers, por favor… “

Por vezes me pergunto o que leva as pessoas a, após uma pré-estreia de um filme badaladíssimo, sair da sessão e jogar na internet todo o roteiro passo-a-passo: quem morre, quem vive, qual a melhor cena e etc… Apenas pelo simples prazer de gritar aos quatro cantos: Eu vi!!!

“Eu viii!!!”

Calma, pessoal, não é bem por aí. Que bom que você conseguiu ver antes de todos, mas não estrague a experiência para aqueles que te seguem!

Às vezes me pergunto se é a falta dos encontros. Se esquecemos de como é bom aquele papo de bar pós-filme quando nos sentamos com os amigos e o papo descompromissado rola solto. Ou mesmo quando juntamos a galera em casa para aquela sessão de filmes e depois, regados a cerveja, comidas gordurosas e refrigerantes, o papo rola solto e cada um expressa suas opiniões e seus pontos de vistas, trazendo assim um melhor aprofundamento da obra.

Nossos perfis pessoais nas redes sociais viraram essas mesas de bar, ou os sofás das salas, onde queremos comentar o que achamos e saber a opinião de nossos amigos. Mas agora não nos importamos se esses mesmos amigos ainda não conseguiram ver ou ler o que queremos discutir.

Para isso existe uma solução, pois da mesma forma que queremos comentar, discutir, interagir, queremos também manter as nossas amizades. Existe um termo muito bom que podemos, e devemos, utilizar nesses casos: “Spoiler Alert!”

Antes de começar a debulhar suas críticas e todo seu amor nas redes sociais, coloque essas duas palavrinhas no início do seu texto. Isso vai te ajudar a contextualizar e trazer apenas as pessoas que conhecem o conteúdo do papo e ainda vai te ajudar a manter todos seus amigos e seguidores.

“O que dizemos aos spoilers? Hoje não.”

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile